CRB perto das mínimas do ano e dólar das máximas, por Rodrigo Costa

Publicado em 12/11/2018 08:13

As eleições americanas confirmaram as expectativas dos democratas se tornar maioria na “câmara” e os republicanos manter maioria no senado, no último caso o partido do presidente ganhou mais cadeiras do que se imaginava.

Os mercados apostam em uma convergência nas medidas de investimento em infraestrutura da agenda de Donald e sem o risco de um suposto impeachment contra Trump o S&P500 e o DowJones subiram na semana, enquanto o Nasdaq cedeu em função dos resultados negativos de alguns papéis que compõe o índice.

O índice do dólar firmou para próximo das máximas do ano e as commodities namoram as mínimas de 2018 – não por coincidência.

Dentro os componentes do CRB o gás natural subiu 14% em cinco dias (chegada do inverno por aqui), o alumínio apreciou 1%, e todos as outras matérias-primas cederam, com perdas acima de 5% do café, do açúcar, da gasolina e do petróleo – o óleo, por sinal, caiu nas últimas dez sessões.

O Real perdendo força frente à aprovação de mais gastos orçamentários no Brasil e uma desconfiança sobre como se articulará o novo governo também trouxe estresse para o IBOVESPA, que cedeu 5.38% na semana.

O café, tanto em Nova Iorque como em Londres, não conseguiu se desvencilhar da realização das commodities e devolveu ganhos recentes, tendo o primeiro encerrado nas mínimas da semana.

Um dos principais fatores negativos para o arábica foi o enfraquecimento acentuado do spread dezembro/março com uma queda de 25% no final da sessão de segunda-feira e mantendo a fraqueza na terça-feira. Tecnicamente indica falta de interesse de recebedor, muito embora o assunto é mais denso pois envolve localização do inventário, qualidade, etc.

Os fundos vendo uma curva mais inclinada da estrutura (spreads) pouco se interessam em comprar o mercado, pelo contrário, pois é uma forte indicação de venda e, portanto, o terminal durante o restante dos dias não encontrou força para sustentar.

A influência macroeconômica é predominante no fim das contas, pois como mencionado dois parágrafos acima a pressão de venda foi generalizada para as commodities e para o café na ICE tem o agravante dos participantes estarem ativos rolando suas posições antes do período de entrega de dezembro.

A consolidação das cotações e o posicionamento dos comitentes dá a impressão do mercado estar próximo do “preço-justo”, provavelmente desenhando um intervalo de negociação entre US$ 110.00 e US$ 130 centavos por libra peso até alguma novidade aparecer.

Novidades podem vir de um fortalecimento do Real – ou uma enxurrada de vendas caso Bolsonaro e equipe não consigam se movimentar para aprovar as reformas necessárias em 2019 – ou mesmo sobre o clima, dado alguns institutos estarem falando de uma maior chance de ano com El Nino.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, USDA em inglês, revisou sua estimativa para a safra corrente brasileira para 63.4 milhões de sacas, próximo dos 63.5 milhões que tenho usado para exercitar o S&D mundial. Do total, 46.9 milhões de sacas são de arábica e 16.5 milhões de sacas são conilon, acima das 44.5 e 15.7 milhões de sacas, respectivamente estimavas no relatório de maio.

Tecnicamente a quebra dos 113.90 (base o contrato de março) deve animar os especuladores a voltarem a vender o terminal, enquanto uma movimentação acima de 121.70 cts pode animar novamente os altistas.

Não haverá comentário de café nas duas próximas semanas, volto a escrever no final de semana do dia 30 de novembro.

Bons feriados a todos (o Thanksgiving – Ação de Graças - é um dos principais nos Estados Unidos).

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário