Traders arrumando as malas para as festas de fim de ano, por Rodrigo Costa

Publicado em 10/12/2018 08:44

O mercado financeiro está nervoso e mantem uma alta volatilidade com respostas imediatas às indicações mistas do governo Donald Trump sobre uma possível convergência, ou não, nas negociações de tarifas com a China.

Trump ter mencionado um “acordo” sobre tarifas no setor automotivo e depois mudar a história, assim como a prisão da CFO de uma empresa chinesa no Canadá a pedido da justiça americana, contribuíram para a turbulência do sentimento dos investidores.

Nem a crença de menos ajustes dos juros dos Estados Unidos, que devem subir em dezembro, ajudou as bolsas. O S&P500, Dow Jones e Nasdaq cederam mais de 4% em uma semana, enquanto na Europa e Ásia caíram entre 2% e 3%.

O índice do dólar perdeu força no cenário acima, escorregando mais na sexta-feira após a criação dos postos de trabalhos ter frustrado a expectativa. O índice CRB de commodities recuperou liderado pelos ganhos das matérias-primas energéticas, tendo o petróleo reagido com alta após confirmação da OPEP e da Rússia em mais cortes de produção.

O café afundou acumulando cinco semanas consecutivas de queda em Nova Iorque, não conseguido fechar em alta nem mesmo no último dia da semana, quando a grande maioria das commodities subiram.

Tecnicamente os fundos se animam em montar uma posição vendida diante de tamanha fraqueza, muito embora os diferenciais dão sinais do movimento estar sendo exagerado. O Real brasileiro voltando a trabalhar acima de 3.90 causa desconforto para quem cogita montar uma estratégia de alta, ainda mais quando se houve de alguns economistas o risco da moeda voltar para cima dos 4.00 influenciado pelo risco macroeconômico.

O robusta faz movimento muito similar, este talvez respondendo pela colheita no Vietnã já ter alcançado três-quartos e os agentes apostarem em uma pressão continua de venda em qualquer tentativa de puxada do terminal.

Mantendo o andar da carruagem, e assumindo mais vendas de especuladores na segunda-feira estimuladas pelo fechamento negativo, muitos traders já preparam suas malas para viajar durante o período de festas e outros aproveitam para comprarem o flat-price – aguardando uma oportunidade de colocar diferencias melhores no livro quando (e se) a bolsa subir.

Nas origens o ar é de desolamento entre os que estão colhendo e precisam comercializar suas safras. O fluxo em Honduras vai melhorando e o pico via coincidir com o fim do ano, já na Colômbia os produtores retraem suas ofertas dada a proximidade dos preços praticados com o nível do subsídio – preço mínimo garantido.

Diversos técnicos e especialistas estão viajando pelo cinturão produtor no Brasil para então divulgarem suas estimativas para a safra 2019/2020. O conilon está promissor, com bastante fotos circulando de cafezais carregadíssimos. Já para o arábica a expectativa de uma safra menor também é certa, a dúvida é quão menor. Se for um ciclo produtivo de baixa com uma colheita 10% menor, Nova Iorque vai encontrar dificuldade de ir acima de US$ 120 centavos, entretanto alguns analistas vêem um potencial da safra ser até 20% menor (arábica), o que se virar consenso deve fazer os preços encontrarem um patamar mais elevado.

Os humores no jantar do Green Coffee Association, ocorrido sexta-feira na tradicional Pine Street em Manhattan, não estavam dos melhores. O ano foi para lá de difícil para as mesas de diferenciais e também as proprietárias, e se engana quem acha que a indústria torrefadora está satisfeita com o que está acontecendo, pois além de ser mais difícil trabalhar põe em risco o abastecimento no longo-prazo.

Tem mais duas semanas para os escritórios começarem a ficar mais esvaziadas e até lá teremos uma ideia melhor do que se espera de produção para a maior origem.

No momento o único fator positivo é todo mundo estar baixista acreditando que o mercado fará novas mínimas.

Uma ótima semana e bons negócios a todos.

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Antonio Fernando Baccetti Guaxupé - MG

    CAFÉ: Rodrigo, mesmo que a safra do ano que vem seja igual a esta que está finalizando, teremos o problema da qualidade no café! Há relatos de ate 6 floradas; ou seja, teremos grão de todas as cores! Ainda teremos o problema da infestação por broca, resultado da falta de investimento nas lavouras, em razão do alto custo dos novos produtos. Grande abraço...

    Baccetti

    0