Café: Alta dura pouco e pode provocar nova baixa, por Rodrigo Costa

Publicado em 07/04/2019 11:17

O mercado de trabalho nos Estados Unidos tem 7.5 milhões de vagas disponíveis e 6.2 milhões de pessoas desempregadas, um desencaixe entre o perfil necessário de mão-de-obra e o oferecido (entre outras coisas), mas mesmo assim o presidente Donald Trump diz que o país está lotado já e não pode acomodar mais imigrantes.

Trump também pressiona o FED, pedindo para o órgão, diga-se de passagem, independente, para baixar os juros e injetar mais recursos renovando o “afrouxo-quantitativo” – justificando a falta de pressão inflacionária dos salários.

Mais da metade dos investidores, ou 57%, já apostam em um corte do custo do dólar. Isto juntamente com uma sinalização da China em estar disposta a chegar à um acordo na guerra-comercial empurraram as bolsas americanas para próximo das máximas históricas.

O apetite ao risco levou o CRB ao melhor nível do ano, e também desde novembro de 2018, liderado pelos ganhos do cacau, de energia e dos grãos.

O café pegou uma carona na alta das commodities depois do contrato de maio19 fazer nova mínima, mas não conseguiu se sustentar e encerrou abaixo da semana anterior.

A recuperação técnica forçou a recompra parcial de posições recentes vendidas pelos especuladores e o movimento acima de US$ 95.00 centavos atraiu origens a vender o terminal.

Como o número de contratos em aberto caiu 9,189 lotes nos dois dias que o “C” trabalhou em alta, os fundos provavelmente devem ter diminuído suas posições compradas dos 77,303 lotes da terça-feira para algo ao redor de 71 mil lotes – nada animador.

Por outro lado, os comerciais-comprados, em geral torradores, mostraram que ainda tem capacidade em estender mais suas fixações, aparecendo no COT com um novo recorde de 164,948 lotes, ou 46.76 milhões de sacas – menos da metade da produção mundial de arábica de 104 milhões, estimada pela OIC no ciclo 18/19.

O fluxo de negócios melhorou bem com o rally de quarta-feira, que na máxima do dia subia US$ 4.20 centavos, e teve uma sequência na quinta-feira, quando as cotações bateram 96.95 centavos por libra. Os países de origem viram mais volume saindo das mãos dos produtores e os compradores internacionais apareceram para preencher necessidades de seus livros de curto e médio prazo.

No Brasil já aparece café novíssimo em terreiros, prematuramente e isoladamente em algumas regiões do arábica e em Rondônia de conilon apenas ligeiramente adiantado.

A agência Safras & Mercados soltou sua estimativa para a colheita de 19/20 em 58.9 milhões de sacas, divididas entre 40.7 milhões de arábica e 18.2 milhões de sacas de conilon. A italiana Illycafé também divulgou seu número, 55 milhões, sendo 38 de arábica e 17 de conilon.

De acordo com uma tabela compilada pelo corretor Nacoffee as estimativas de diversos agentes apontam para uma produção total dentro de um intervalo entre 52.5 e 60.8 milhões de sacas, com o arábica variando entre 35 e 41.4 milhões e o conilon entre 15.2 e 20 milhões de sacas – ou seja, entre a mínima e a máxima a diferença é maior do que tudo o que Honduras produz.

A agência Reuters mencionou em um artigo a intenção do Brasil em lançar um novo plano de opções nos moldes do que foi feito em 2013, citando a possibilidade de eventualmente só ocorrer em 2020/2021, quando a safra será maior do que a atual. A notícia salienta a dificuldade que pode ser encontrada com a equipe econômica do governo, contrária à subsídios e com um orçamento apertado.

O dólar americano apreciando não ajuda o Real, o qual obviamente está bastante suscetível às incertezas constantes do atual governo. O fechamento da semana do café também foi tecnicamente negativo e como há vencimento de opções no dia 12 de abril o nível de 90 centavos pode ficar vulnerável a um novo ataque de venda dos fundos de sistema.

A dificuldade infelizmente continua.

Uma ótima semana e bons negócios a todos. 

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário