Scot Consultoria: Mais um mês de alta no preço do leite ao produtor, mas atenção a produção e a demanda

Publicado em 01/10/2020 17:04

O cenário ainda é de concorrência entre as indústrias de laticínios pela matéria-prima (leite cru), o que fez o preço do leite subir pelo quarto mês consecutivo. 

Considerando a média dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, houve alta de 4,5% no pagamento realizado em setembro, que remunera a produção de agosto.

Desde a retomada das altas, no pagamento de maio, o preço do leite ao produtor subiu 23,8% e a média nacional está 29,1% acima do registrado no mesmo período do ano passado.

Do lado da demanda, o escoamento no mercado interno se mostrou firme até setembro, favorecido pelo pagamento dos auxílios emergenciais e da abertura gradual da economia. A situação em termos de venda está mais favorável para os mercados de leite fluído (longa vida e pasteurizado) e leite em pó, mas o escoamento no mercado de queijos melhorou desde junho, com a flexibilização da abertura dos restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, entre outros estabelecimentos. 

Com relação a produção, depois dos aumentos expressivos em julho, o volume de leite captado estabilizou ou caiu em setembro (dados parciais), dependendo do estado. A oferta mais ajustada, principalmente nos estados do Sul do país, colaborou com as altas no preços do leite ao produtor.

Para o pagamento a ser realizado em outubro/20, referente a produção entregue em setembro/20, o viés de alta no mercado do leite deverá perder força, com 48,0% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria apontando para manutenção dos preços pagos ao produtor, mas 43,0% das indústrias ainda estimam altas para o produtor e 9,0% apontam para queda no preço do leite.

No entanto, esse cenário poderá mudar (para um viés mais forte de alta), caso as chuvas atrasem ainda mais ou devido a qualquer outro fator que possa refletir em queda na produção (alta nos custos de produção).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário