Dia Nacional do Café: Um brinde ao nosso café

Publicado em 24/05/2013 14:44
Por Elmiro Nascimento, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

O Brasil comemora, nesta sexta-feira (24), o Dia Nacional do Café. A data merece uma celebração especial. É uma forma de brindarmos essa bebida tão associada hoje ao nosso país - somos o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor.

O grão, um dos produtos básicos que mais se negociam em todo o mundo, é produzido em mais de 60 países.  De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), entre os consumidores, o café é uma bebida universalmente popular: mais de 600 bilhões de xícaras são consumidas todos os anos.

Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, com cerca de 51,4% da safra nacional. O grão é o principal produto da pauta de exportação do nosso agronegócio, correspondendo a US$ 3,8 bilhões somente em 2012. Para este ano, a previsão é que sejam produzidas em Minas 25 milhões de sacas de café.
 
Os números, tão importantes para a economia de Minas Gerais, vêm demonstrando a força do setor cafeeiro no Estado e contribuindo, sobremaneira, para o invejável índice da produção nacional. As Minas do ferro, do aço e das pedras preciosas são também as Minas do café.
 
E é assim que nosso Estado se prepara para receber, em setembro próximo, a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor. De 9 a 13 de setembro, a capital mineira irá sediar a Reunião de 50 anos da OIC e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, no Expominas.
 
Estarão em Belo Horizonte centenas de delegados da OIC, considerada o principal organismo intergovernamental a serviço do café do mundo. Representantes de mais de 70 países irão discutir os rumos da cafeicultura mundial, as tendências de mercado, a melhoria de qualidade do grão, as tecnologias relevantes para o setor e os instrumentos financeiros para auxílio aos produtores.
 
Pretendemos, assim, mostrar a potencialidade do café em Minas e do Brasil. Temos café de alta qualidade e vamos buscar este reconhecimento. A ideia é demonstrar que, além de maiores produtores, temos um dos melhores cafés do mundo. Mas um dos grandes desafios do setor, além de tornar o produto mineiro conhecido, é agregar valor à produção para que o produtor seja melhor remunerado pela sua produção, e mostrar a capacidade que as regiões mineiras têm de produzir cafés especiais, de altíssima qualidade, que sempre se classificam em concursos de cafés gourmets.
 
Outra grande atração da Semana Internacional do Café será o 8º Espaço Café Brasil, a maior feira do segmento na América Latina. Durante este evento, será promovida uma nova e dinâmica plataforma de negócios para o mercado de cafés, voltada para todo o setor. Assim, produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, proprietários de cafeterias, empresários, baristas e consumidores finais contarão com uma extensa área de exposição e atrações.
 
Na data em que se comemora o Dia Nacional do Café, o governador Antonio Anastasia se encontra em Londres, cidade sede da OIC, para levar a mensagem do governo mineiro à entidade. Ao diretor-executivo da OIC - o brasileiro e também mineiro Robério Silva, serão externados o entusiasmo e as melhores expectativas de que as Minas Gerais do café serão o palco certo para a celebração dos 50 anos da Organização.
 
A Semana Internacional do Café será promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a OIC, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Café Editora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Já pensou na decepção dos estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014 bebendo os chafés riados nossos? Apesar de tudo, meus Parabéns pelo "Dia Nacional do Café"

    (Vai melhorar no dia em que revogarem a lei que impede ao Brasil importar café).

    SEM importaçoes é impossivel fazer os tipos "blend" que são o sucesso mundo a fora, há alguns anos~e continuará!!!

    0