O que esperar para safra de soja 2015/16, por Márcio Genciano

Publicado em 10/06/2015 17:51
Márcio Genciano é Consultor em Agronegócios

O produtor brasileiro tem enfrentado vários desafios para consolidar sua produção, seja na parte climática, excesso de oferta, medidas governamentais que interferem diretamente oscilação cambial, então é o momento de pensar na próxima safra e muitos desafios ainda estão por vir.

Mas a dúvida que tem surgido em todas as regiões brasileiras, é que devido a várias interferências nas formações de preços da soja, vem à pergunta, é o momento para travar custos produção?

A resposta muitas vezes não é tão simples, mas é preciso chegar a um consenso e minimizar ao máximo possível os riscos de produção ocasionados muitas vezes por adversidades climáticas, e oscilação de preços, com relação às adversidades climáticas é possível minimizar os riscos através de seguros de lavouras, mas é muito importantes conhecer em qual seguradora fazer esse seguro, qual o custo por hectare bem como quais as coberturas.

Na parte da trava de custos através de troca de insumos por soja, ou até mesmo através dos contratos a termos é crucial conhecer os custos de produção, pois só assim o produtor saberá se aquele preço praticado para safra do próximo ano vem de encontro com as suas necessidades, os custos de produção para temporada 2015/16 de soja deverá ter um acréscimo entre 25% e 30% no entanto muitos produtores já minimizaram esses custos de produção com as compras antecipadas dos insumos, principalmente dos fertilizantes e muitos também já adquiriram os demais insumos de forma a reduzir os custos.

Para saber se o preço praticado hoje com vencimento para 2016 e se é viável essa trava nesse momento, cada produtor terá que saber o seu custo de produção e levar em consideração alguns fatores como:

Fatores Baixistas:

Oferta nesse momento é bem superior à demanda
Área de plantio e estoques de passagem nos EUA é recorde
Área 2015/16 no Brasil deve crescer em relação à temporada 2014/15

Fatores Altistas:

Forte demanda mundial por alimento manterá o ritmo
Safras Americana e Sul Americana precisa se consolidar
Juros Americanos e Ajustes econômicos no Brasil terão impactos diretos no dólar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Márcio Genciano

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário