A maçã pegou Adão, será que vai pegar os produtores brasileiros? Por José Luiz Tejon

Publicado em 26/01/2016 13:19
José Luiz Tejon Megido é Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

A China é hoje o cliente número 1 do agronegócio brasileiro. Soja, milho, carnes e com muito mais para importar, sem contar que, como o Brasil está a venda, portos, rodovias, aeroportos e ferrovias, vamos ver sem dúvida a mão do, por exemplo, banco asiático da infraestrutura, sob comando chinês, aberto semana passada com um capital inicial de cem bilhões de dólares, vamos ver nossos parceiros chineses fortes na nossa infraestrutura.

Mas, o que anda preocupando produtores rurais brasileiros agora é a maçã. Temos no Brasil ótimos pomares e frutas de qualidade e livres de uma praga chamada traça da maçã, Cydia Pomonella. Muito bem, mas o dragão chinês responde por 70% da produção mundial da maçã e também da pêra. Isso representa mais de 30 vezes a nossa produção nacional.

Como o governo anda louco para combater uma inflação, a qual é de sua total responsabilidade, por incompetência de administração do país, anda flertando com a ideia de importarmos maçãs e pêras chinesas que chegariam aqui a preço de meia banana.

Os chineses vendem maçãs por preços menores do que o nosso custo de produção em Santa Catarina, ou seja, se a ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maça) não se orquestrar, além do alho branco, do feijão preto, vamos ter também pera e maça “shing ling”, com todo respeito a China, mas não podemos pagar a incompetência do governo que administra um país com impostos e o maior custo pós-porteira do agronegócio global, com a traição da maçã, Adão e Eva que o digam.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CCAS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário