A quinzena da citricultura, por Paulo César Biasioli

Publicado em 23/02/2016 12:15
Paulo César Biasioli é presidente da AliCitros

CONSUMO 

Na nossa ultima coluna na quinzena passada, citamos um consumo global de suco de laranja (em FCOJ – concentrado), na faixa de 1.800 mil toneladas neste ultimo período, porém, aprofundando em mais informações, encontramos dados que dão conta de que o consumo mundial pode ser considerado como de 2.000 mil tons. Esta correção, se confirmada, derrubaria os estoques dos brasileiros ainda mais.

ESTOQUE PREVISTO

Para a virada de safra, de 15/16 para a 16 /17, ou seja, em 30 de junho próximo, a CitrusBR divulgou expectativa de termos nas mãos das industrias associadas algo perto de 300 mil tons de FCOJ; este montante pode ser considerado baixo e podem ser mais afetados vistos as previsões de baixas produções tanto nos pomares da Florida, quanto aqui.

DREYFUS

Meses atrás uma fonte europeia citou que a Louis Dreyfus Commodities estaria colocando a venda seus ativos na citricultura (plantios e fábricas). Pelo movimento aparente a coisa anda lentamente visto que nada mais se falou sobre isto. Seriam apenas boatos em inglês?

PODER

A agricultura continua a ser a salvação (literal) da lavoura. A balança comercial do país (o que é exportado versus o que é importado) tem dado positiva devido unicamente às exportações do agronegócio. O déficit dos outros setores somados é coberto largamente pelo desempenho da agricultura que exporta muito mais do que importa, ou seja, entram mais dólares do que saem. Com o dólar na casa dos R$ 4,00 a coisa fica bela!

GOVERNO

Infelizmente o governo não dá a prioridade e nem atenção que o setor merece; no ano passado, em várias reuniões da Câmara Setorial da citricultura, da qual fazemos parte, o presidente da época, Marco Antônio Santos tentou levantar a real situação das dívidas com bancos de produtores de citros e, incrível, não se sabe ao certo qual é o montante captado e nem qual o tamanho da inadimplência!

GOVERNO 2

O Federal nos dá pouca atenção, pois, dá a entender que os problemas da citricultura são tipicamente paulistas e, de longe, a prioridade do Governo Federal; de outro lado, o Governo Estadual não dá a atenção necessária e assim “la nave vá”. Somos o que somos graças à persistência e muito trabalho de quem ainda acredita e depende da atividade. BOLSA Insisto sempre que a Bolsa de Suco de Laranja de NY não tem interferência direta nas movimentações reais (e físicas) do FCOJ, mas, suas cotações podem dar uma visão de tendência, nos valores destes últimos dias o suco estaria valendo algo em torno de US$ 1.900,00/t.

ATENÇÃO

O mosquito Aedes Aegypti não é nem mosquitA e nem morde...pica. É isso no momento, até mais! 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AliCitros

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário