Trump e o mercado de grãos, por Manuel Alvarado Ledesma

Publicado em 16/11/2016 10:23

Os mercados - não somente os agrícolas - se encontram em choque.

Os papeis dos analistas, questionadores e especuladores da política foram queimados. Ganhou Trump. Contra o previsto, Hillary Clinton ficou de fora. Não haviam, ainda, digerido o Brexit, quando, como balde de água gelada, se deu a notícia: Trump havia ganhado.

Por falta de cenários alternativos nas análises, todos se perguntam: e agora... O que será?

Vejamos...

É certo que o mundo enfrenta uma incógnita. E a política exterior dos outros países deverá adaptar-se a isso. A um quadro que poderá ter muitas mudanças ao mesmo tempo.

Os primeiros indícios mostram que, na nova etapa, os Estados Unidos tenderão a uma política fiscal expansiva e a uma política comercial protecionista.

Nos interessa, especialmente, como o protecionismo afeta os mercados de grãos.

Como sabemos, o protecionismo tem foco no favorecimento das empresas locais e, portanto, no emprego. Trata de favorecer a produção interna. Mas isso não é grátis: as relações internacionais ficam complexas. O princípio de retaliação, no comércio, é uma prática clássica, quando o protecionismo entra em vigor.

Se o protecionismo norte-americano inclui a relação com a China, esta tenderá a responder da mesma forma. É possível que, em tal caso, ao invés de buscar produtos agrícolas na América do Norte, o país asiático faça isso na América do Sul.

Em resposta a qualquer impedimento de entrada de produtos chineses por parte dos Estados Unidos, a gigante asiática responderá deixando de importar commodities agrícolas deste país e deverá dirigir seus olhares para o sul.

Vale recordar também que os Estados Unidos é o principal importador do mundo e possui um déficit comercial enorme.

Se o protecionismo restringe o ingresso de produtos da China, esta ficará afetada em seu poder de compra também. Logo, deve-se prever ainda que a capacidade importadora de China pode ser reduzida.

Mas não seria lógico crer que essa restrição chegue à soja e outros pordutos primários. Mas as autoridades chinesas restringiriam o acesso de produtos supérfluos.

Esta é uma boa notícia para os agricultores. Em meio a tantas notícias confusas, parece que, ao menos, os grãos seriam menos prejudicados. Terá que ver como o "filme" irá se desenrolar.

Com relação à política fiscal expansiva, Trump implementaria um programa de inversão em infraestrutura e diminuiria impostos às empresas, o que induziria a um aumento na taxa de juros dos Estados Unidos. Este fator, somado à fragilidade do euro, poderia impulsionar o valor do dólar, algo que já estamos observando - o dólar segue apreciando-se em relação a outras moedas.

Um índice realizado pela Reuters situa o dólar nos níveis mais elevados observados desde o mês de janeiro.

Evolução do dólar (Euro/Dólar)

A fortaleza da moeda americana é inimiga da melhora dos preços dos produtos agrícolas. Cada vez que se eleva o valor do dólar, esses produtos ficam mais caros no exterior e, assim, a demanda cai.

Bom... assim estão as coisas. Se algo está claro, é que o quadro imediato se afoga em incertezas.

Artigo escrito por Manuel Alvarado Ledesma no site argentino Agrositio. Traduzido por Izadora Pimenta, do Notícias Agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Manuel Alvarado Ledesma

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário