Supersafra e novos mercados exigem mais crédito e investimentos do produtor brasileiro, por Wolney Arruda

Publicado em 12/05/2023 14:13

O agronegócio brasileiro segue na missão de garantir a segurança alimentar e energética em escala global, sem abrir novas áreas, apenas investindo em tecnologia, manejo e pesquisa. Mas produzir no celeiro do mundo não é tarefa fácil. O atual cenário do país tem provocado um ambiente de incertezas para os investimentos, obrigando alguns produtores colocarem o pé no freio e aguardar. 

Além da insegurança jurídica provocada pelas invasões de terras, que  afastam investimentos internos e externos, o produtor também está preocupado com as questões políticas de subsídios engavetados. Outras dúvidas ainda pairam pelo ar: o volume de recursos do Plano Safra 23/24 será suficiente? O produtor terá acesso ao crédito no momento necessário? Vou além, e os juros? 

Sem crédito não há produção, por isso o produtor busca alternativas que estão próximas à realidade de quem vive no campo. Os relatos de quem vive dentro da porteira, não são compreendidos por quem pisa apenas no asfalto. A ideia de um banco feito por um produtor rural traz o olhar de quem conhece as intempéries da atualidade, e  entende a missão de produzir alimento, emprego e renda. 


No outro lado da cerca, no campo da economia, a queda expressiva dos preços dos grãos, como soja e milho, inflama esse impasse. A mercadoria segue parada no porto, o produtor fica apreensivo para negociar, as cotações não melhoram,  o câmbio não coopera, uma sucessão de fatos que travam os investimentos. 

Para quem produz carne bovina, a recente reabertura para o mercado chinês e a retomada gradual dos embarques  dão um fôlego, mas deixam os pecuaristas em alerta com a centralização de mercado. Enquanto isso, os grãos mais baratos criam um cenário otimista para o invernista. 

O mundo tem oito bilhões de habitantes, que precisam de alimento saudável e nutritivo. Lá fora, a guerra segue no leste europeu e em outros países. O Brasil tem a solução para a fome e também para o cessar-fogo. Parafraseando o professor emérito da FGV Agro, Dr. Roberto Rodrigues: “o agro é paz”. Alimento para todos é a chave para a pacificação global. 

É preciso olhar esses exemplos e tornar essa jornada menos árdua. A tecnologia empregada nas sementes trouxe mais uma supersafra, as sementes resistentes e o manejo correto diminuiu a dependência climática.  Por falar em clima, produzimos mais, em menos área. O último levantamento da Embrapa mostra que a soma das áreas protegidas e preservadas no Brasil totaliza 423 milhões de hectares, algo em torno de 49,8% do Brasil. Isso equivale a oito países da Europa. Não é um discurso ufanista, mas sim fatos que calam os argumentos. 

Finalizo esse artigo em tom otimista. Dentro e fora da porteira, a nação verde e amarela é forte e guerreira.  O produtor rural tem os insumos essenciais: FORÇA E CORAGEM para seguir com as máquinas a campo  ou engordando a boiada. Afinal, nem a pandemia nos parou. 

 

* Wolney Arruda, produtor rural e presidente do Banco Plantae,  analisa as oportunidades do agro em tempos desafiadores

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Plantae

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário