Dilma quer levar brasileiros "ao paraiso!", (artigo de Rodrigo Constantino|)

Publicado em 26/01/2010 16:58
"O que sempre fez do Estado um verdadeiro inferno foram justamente as tentativas de torná-lo um paraíso."(Hoelderlin)
A candidata petista Dilma Rousseff afirmou que "gostaria muito de levar os brasileiros ao paraíso", e completou que esta é "uma das maiores e melhores ambições que alguém pode ter". Como de praxe, eu discordo totalmente da ministra. Considero a arrogância megalomaníaca de se postar como líder de um povo em direção ao paraíso uma das ambições mais patológicas que pode existir, merecedora de um bom tratamento no divã de um psicanalista.

Enquanto o mundo for habitado por seres humanos, ele jamais será um paraíso. Seres humanos são imperfeitos por natureza, e sempre serão. A arrogância dos engenheiros sociais na busca do "novo homem" sempre culminou em terror, miséria e escravidão. A Utopia, o mito do “bom selvagem” e de uma Idade de Ouro perdida, o Éden que precisa ser resgatado, tudo isso sempre conquistou uma legião de desesperados em busca de consolo, ainda que totalmente falso. Pastores, “profetas” e políticos sempre aproveitaram essa fraqueza humana para vender ilusões. Onde há demanda, lá estará um charlatão de plantão.

Os marxistas foram mais espertos que os religiosos embusteiros: em vez de prometer o paraíso apenas para depois da morte, eles oferecem o sonho de um paraíso terrestre. Se a religião é o ópio do povo, como Marx acreditava, então o marxismo é o crack: vicia e mata mais rápido ainda. O próprio Marx tinha todas as características de um profeta, não de um cientista econômico, a despeito de sua pretensão de ter criado o “socialismo científico”. No fundo, ele foi um vendedor de dogmas que conquistavam adeptos através das emoções, não da razão. 

Dilma parece não ter enterrado no passado seu viés autoritário e revolucionário. Ela, ao que seu discurso indica, não pretende ser a presidente do país, mas sim uma guia do povo, tal como Moisés teria feito com o povo judeu. Dilma não pretende governar, mas liderar o povo rumo ao paraíso. Não obstante tamanha prepotência, resta questionar qual visão de paraíso ela tem, uma vez que lutava no passado – e luta ainda hoje – pelo regime cubano, que ainda admira e defende. Seria esse “paraíso” que Dilma pretende nos levar algo parecido com a ilha caribenha, então? Se o paraíso tem alguma semelhança com o feudo dos irmãos Castro, prefiro nem pensar em como o inferno seria!

Jim Jones, pastor evangélico e fundador da igreja Templo do Povo, em Jonestown, acreditava estar liderando aquele séquito de fanáticos hipnotizados ao paraíso quando convenceu todos – e forçou até crianças – a beber veneno. Trata-se do maior suicídio coletivo de que se tem registro, ultrapassando 900 mortos. Eis o que acontece quando um bando de doidos resolve acreditar num “profeta” que vai lhes guiar ao paraíso...

Rodrigo Constantino: Economista pela PUC-RJ, com MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha no mercado financeiro desde 1997. É autor de "Egoísmo Racional: O Individualismo de Ayn Rand", "Prisioneiros da Liberdade" e "Estrela Cadente: as Contradições e Trapalhadas do PT. Edita o blog Rodrigo Constantino - Idéias de um Pensador Independente e Libertário.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrasgraos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • joao Braga Nova Maringá - MT

    Bem...os Isrraelitas entraram nessa de seguir Moises e depois de milenios, arrumaram uma "terra prometida", à poder de balas e misseis. Espero que a lição tenha servido e qeu nao necessitemos de seguir "Moises de saias", por aí!

    0
  • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

    politiqueiros como a ministra , em épucas de campanha prometem fazer pontes até onde não tem rio,,,,,depois pé na b

    0