A Hora da Verdade
Na segunda‐feira que vem, dia 12 de Setembro, às 9:30hs horário SP, teremos mais um importante relatório do Departamento de Agricultura Norte Americano, o USDA.
O mercado espera o relatório com ansiedade, pois terá ali, finalmente, números “oficiais” de estimativa de produção e rendimento das safras de 2011 aqui nos EUA.
Nas últimas semanas, recebemos vários grupos de produtores, indústria, participantes do mercado agrícola em geral, aqui em Chicago. Muitos de vocês tiveram a oportunidade de ver por si mesmos a situação atual das safras aqui nos EUA.
A realidade é que a safra de milho foi bastante comprometida este ano. Quase tudo que o Sr. Clima poderia ter “jogado” em cima da lavoura, ele jogou:
ATRASO INICIAL NO PLANTIO POR CHUVAS EM EXCESSO
CAMPOS ALAGADOS SECA E CALOR EXCESSIVO EM JULHO
Com a situação de estoques de milho nos EUA já bastante apertada no início da safra de 2011,o país precisava de uma “bumper crop” ou “super safra” para “aliviar um pouco os nervos”.
E a cada dia que se passa, a cada estimativa que é lançada no mercado,vemos que realmente parece que o país não terá a safra que esperava e/ou precisava.
Com isso, aumenta a pressão sobre os preços, que por sinal, já estão historicamente altíssimos. Mas isso, não significa necessariamente que não podem subir mais.A mentalidade no mercado hoje é de “compra de baixas”, e até o USDA der motivo ao mercado para mudar isso, deverá
continuar assim.
O relatório de segunda‐feira é sim muito importante – MAS – será apenas uma prévia, para o IMPORTANTÍSSIMO relatório de quarta‐feira, 12 de OUTUBRO, este apresentando os FINAIS E OFICIAIS dados de plantio das safras de 2011 nos EUA.
Ou seja, o mercado deverá reagir com voracidade ao relatório de Setembro, principalmente se o USDA supreender o mercado, como tem feito tantas vezes nos últimos meses.
Teremos uma “hora da verdade” prévia segundaferia, com a real “hora da verdade” para o mercado sendo em Outubro (de regra, os relatórios de Set e Out do USDA são os mais importantes do ano para dados finais de safra – o relatório de Agosto não é dado tanta “credibilidade” pois ainda é muito cedo no ciclo de plantio para tirarse conclusões sobre a safra).
Clique aqui e confira na íntegra.
0 comentário

Monetização de dados no Agronegócio: estratégia para gerar valor

Plano Safra precisa ser ferramenta de apoio, não de abandono, por Coronel Fernanda

Artigo/Cepea: A precificação de bioinsumos pelo Cepea: desafios e perspectivas para o estabelecimento de um mercado futuro

Tecnológico, o agronegócio se torna celeiro de novas oportunidades para os jovens, por João Marchesan

A ameaça da gripe aviária para humanos, por Décio Luiz Gazzoni

No Dia da Terra, um convite ao setor produtivo: cuidar da água é uma estratégia empresarial, por Jairo Trad