Fala Produtor

  • Telmo Heinen Formosa - GO 05/08/2015 12:16

    Nos ultimos tempos foi feita toda uma propaganda para que os produtores aderissem ao uso de financiamentos dentro do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono). Agora o Programa está sem recursos! Nosso Escritório de Planejamento sozinho tem mais de uma dezena de projetos encaminhados, dos quais meia dúzia em fase final. Agora não tem recursos para liberar e além disto como vocês sabem (menos a imprensa) todas aquelas Certidões necessárias, maioria válidas por 30 dias, estão vencidas e você é chamado a providenciar novas certidões para substituir aquelas.... Dá trabalho, perde-se muito tempo e gasta-se um bocado de dinheiro - com que ânimo você faz isso? (Não deveriam solicitar novas certidões sem que haja a certeza de verba)... Quem tem que aguentar os xingamentos é o Técnico. Isto ocorre no país chamado BREJIL...

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O petismo transformou os brasileiros em: CACHORROS CORRENDO ATRÁS DO RABO !

      0
  • Dener Jordão Nova Esperança - PR 05/08/2015 10:58

    DESCULPEM A SINCERIDADE MAS, EDUARDO PORTO, QUANDO NAO SE TEM CONHECIMENTO QUE NAO PUBLIQUE.... O AGRICULTOR NAO MUDA A TRANSGENIA APENAS REPLANTA A SEMENTE SALVA... QUE PALAVRAS TOLAS E A FAVOR DA MONSANTO!!... QUANTO NAO TEM SE CONHECIMENTO POR QUE NAO TE CALAS??!!.....

    0
    • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

      Senhor Dener Jordão, respeitosamente, me parece que o Senhor não compreendeu devidamente o assunto. Assumo que a explicação dada pode não ter sido clara, até porque o assunto reveste-se de certa complexidade e estou longe de ser um apresentador profissional.

      Porém, em nenhum momento mencionei "mudança de transgenia" conforme o Senhor descreve. Realmente não sei de onde o Senhor extraiu isso.

      Em segundo lugar, o posicionamento literalmente não é favor da Monsanto e também não é favor das entidades de classe que ingressaram com a ação.

      A chamada de atenção se refere ao risco elevado de retaliação por parte da China e as repercussões econômicas negativas que o caso poderá provocar.

      Trata-se de um risco concreto. Quem conhece um pouco de comércio internacional, de economia e algo da história ocorrida nos últimos anos em que a China passou a ser um player no mercado de Soja, poderá vislumbrar essa questão de maneira mais clara.

      O Senhor menciona que há "tolice" da minha parte, pois admito que haja a possibilidade disso e agradeceria muito que o Senhor me apontasse os erros de maneira clara.

      A razão da publicação reflete unicamente a minha preocupação legítima e baseada em fundamentos que estão a disposição de quem se dispuser a verificar.

      O espaço do Notícias Agrícolas é extremamente positivo por isso.

      Estou certo de que seu o valioso conhecimento sobre este assunto será muito apreciado por todos que acompanham o site. Nesse sentido, lhe convido a compartilhar a sua visão de maneira aberta. Certamente, que encontrará enorme interesse, pelo menos da minha parte em aprender consigo. Esteja certo que não lhe chamarei de tolo, ainda que discorde do Senhor, tampouco lhe mandarei calar a boca.

      0
    • Dener Jordão Nova Esperança - PR

      Eduardo sou plantador de semente, sou comprador de semente de cooperativa. Alias cooperativa vende a semente para os outros plantar que como eu muitos plantam para cooperativa. Não tem como falar em risco de retaliacao por parte da China. Pois somente utilizam de sementes salvas que sao as mesmas que plantamos para cooperativa. Não tem produto especial, não tem cuidado especial, é o mesmo cuidado e produtos para producao de graos. Não existe diferença nenhuma entre uma e outra. Como poderia dizer que poderia ocorrer retaliacao chinesa. O que ocorreu se vc se recorda quaando foi barrado o navio na china foi porque misturarm soja graos com soja que foi tratada com carbendazin para ser plantada. Algum agricultor que se achava esperto, nao usou no plantio e misturou essa soja e enviou para algum entreposto e essa soja acabou na China. Sobre a pratica internacional, ai sim, fica mais fácil falar. Pois se a nossa soja tivesse Certifição Internacional, com um plus no valor de mercado, propriedades certificidas ambientalmente apta para exportarem, com um relatorio por talhao, de tudo usado, de onde veio a semente(rastreada). Agora semente salva de moega, a mesma que eles compram, a mesma que o plantador de semente utiliza, a mesma soja que é moida e utilizada para fazer racao para gado e oleo. Que retaliacao seria essa Chinesa..... Por isso que falei da mudanca da trangenia que seria unica forma de em testes a China falar olha essa soja nao é a mesma. Não vou comprar.....

      0
    • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

      Senhor Dener Jordão, lhe agradeço por haver respondido.

      A variedade Intacta foi liberada para comercialização há cerca de 2 anos por aqui e durante algumas semanas houve incerteza em relação a aprovação da semente na China.

      Quem compra semente certificada e segue o procedimento determinado pela Monsanto no que se refere a rastreabilidade, não precisa pagar absolutamente nada a mais. Nesse contexto, inclui-se o percentual a que o produtor tem direito de reservar para o replantio e também eventuais diferenças de produtividade que possam haver entre o que foi adquirido em termos de semente e o que foi entregue em grão. O sistema da Monsanto é bastante claro nesse sentido. A comercialização mundial, não só de Soja, mas de vários produtos alimentícios está incrementando a adoção de um conceito denominado de "Identidade Preservada". O sistema da Monsanto, me parece estar alinhado a essa exigência dos mercados consumidores. Existe a necessidade de adaptação por aqui.

      Por outro lado, como enfatizei no Artigo, meu objetivo não é discutir se o valor cobrado pelas sementes é alto ou baixo. Isso compete a cada produtor avaliar.

      Discordo totalmente da pirataria e do desrespeito a propriedade intelectual que vigoram no Brasil. Assim como não concordo com o uso indiscriminado da Justiça para abordagens de cunho político-ideológico, quando as regras do jogo são as de Mercado.

      No que se refere a questão da China, me permitirei insistir na discordância com o Senhor, pelos motivos que passo a expor a seguir.

      Todo e qualquer Exportador, independente do porte, para poder comercializar 1kg ou 1 navio inteiro de Soja para a China, deve requerer através da empresa detentora da semente um registro que habilita os embarques e que é emitido pelo MOA - Ministério da Agricultura da China. A anuência ocorre exclusivamente através da empresa de biotecnologia. O comprador, a sua vez, também deve estar devidamente registrado no mesmo órgão.

      Cada embarque é objeto de uma autorização prévia e deve acompanhar uma extensa documentação. De que forma uma empresa poderia dar conformidade a um carregamento, cuja origem ou mesmo conteúdo pode eventualmente não corresponder ao que ela tem aprovado no País de destino?

      Todos os carregamentos para China são submetidos a amostragem por parte do Departamento de Quarentena e são liberados apenas quando o conteúdo está plenamente de acordo com a legislação e a documentação do embarque. É um fato conhecido no mercado que a China não adota os mesmos critérios das autoridades brasileiras, americanas ou argentinas para a liberação de uma variedade transgênica. Essa situação já trouxe enorme insegurança para as empresas sementeiras e exportadoras em relação a falta de sincronia entre as regiões produtoras e a principal compradora. A China adota a política de "zero tolerância" em relação a transgênicos não liberados e também no que se refere a carregamentos que apresentem discrepância entre o conteúdo e a documentação. O Senhor menciona que não há necessidade de que se tome cuidados especiais em relação a Soja Intacta, porém não é que o recomenda a Federação da Agricultura do Paraná - FAEP (veja o link: http://www.sistemafaep.org.br/monsanto-esclarece-sobre-tecnologia-intacta-rr2-pro.html).

      O assunto deve ser analisado de maneira ampla, levando em consideração não apenas os interesses isolados de uma parte da cadeia de fornecimento, mas de todos os envolvidos.

      0
    • Dener Jordão Nova Esperança - PR

      Novamente caímos no mesmo ponto. Soja INTACTA que foi liberada para plantio porque foram pagos os royalties. Nesse ponto foi aprovado o plantio eu posso plantar, posso vender, pode ser exportado para qualquer país que aceite a comercializacao da SOJA INTACTA, a qual foi desenvolvida com tecnologia da Monsanto, a qual foi paga na compra da semente em um custo de SETE vezes o custo do KG no mercado, pela tecnologia implantada. Essa mesma soja o agricultor compra a tecnologia, paga o valor aferido pela tecnologia. A partir do momento que ele comprou a tecnologia pagou, salva semente. E planta a mesma semente. Voce fala que a tolerancia zero da China. O que é isso. Olha o inicio do seu comentario, voce esta advogando para Monsanto. Não é possivel voce utilizar comentarios que continuam tendo nexo. Soja INTACTA é soja INTACTA em qualquer parte do mundo, e só é aceita como soja INTACTA, e cada país tem suas leis a respeito da entrada e sua utilizacao. Tanto a China, tanto os países europeus. Volto a frizar somente deixa de ser variedade INTACTA se mudar a trangenia da mesma. Pois essa trangenia ja foi aprovada e registrada. Agricultor que salva sua semente não muda trangenia. Essa semente ja foi aprovada e regitrada INTACTA. Se seu comentario fosse de soja trangenica e não trangenica. Aí sim tem países que não aceitam a soja trangenica. Mas estamos falando de UMA SÓ TECNOLOGIA, que aprovada e registrada pela Monsanto, tanto aqui como na China. Esse teste que vão fazer na soja, é como fazer um teste em um animal que recém-nascido concebido de forma natural, para saber se sua mãe tem o mesmo DNA que o seu. Não a lógica. Mas fique tranquilo seu comentário a favor da Monsanto mostra seu lado. Não vou mais delongar a respeito disso, pois sabemos dos nossos direitos e como existe a pressão das grandes multinacionais. Seu comentário concordo plenamente que também sou contrário a pirataria e o desrespeito a propriedade, mas não é isso que estamos debatendo, pois são semente salvas que o agricultor comprou a semente patenteada, virando proprietário da mesma(alias o desrespeito a propriedade também caberia aqui, pois a Monsanto está desrespeitando a propriedade do agricultor). E sobre o uso indiscriminado da Justiça, se você tem um direito seu violado, você não vai fazer nada. Constituição Federal - DIREITO DE AÇÃO - A Constituição Federal reza que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito" (art. 5º, XXXV). Trata-se, pois, da consagração constitucional do direito, princípio ou garantia de acesso ao Poder Judiciário (à justiça), da inafastabilidade da jurisdição ou da proteção judicial efetiva. Ainda bem que existe direitos e deveres. ASSIM O MESMO DIREITO DE PROPRIEDADE SERVE TANTO PARA O AGRICULTOR COMO PARA A MONSANTO.

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Concordo com Denis Jordam. Um navio que esta com soja intacta que foi produzida com sementes adquiridas esta contaminado independe da soja ter sido adquirida de produtores que a produziram sejam os que adquirieam ou salvaram.

      0
  • leandro carlos amaral Itambé - PR 04/08/2015 20:55

    Há 75 dias comprei um touro PO e para minha surpresa ele amanheceu morto... solicitei a um veterinario um laudo que ficará pronto em alguns dias..., alguém saberia me dizer se por ser registrado meu investimento tem alguma garantia???...

    0
    • marcus gloria chaves Belo Horizonte - MG

      se o laudo constatar ser de uma doença de evolução cronica anterior aos 75dias , judicialmente sim

      0
    • geraldo gentile Ibaiti - PR

      O Touro somente por ser registrado não possui necessariamente qualquer garantia. O "registro" do Touro nada mais é do que um certificado da associação da raça de que o referido animal possui uma genealogia e que tem caracteres "puros" da raça. No caso PO significa "puro de origem", ou seja, no caso zebuíno, que possui pais e avós registrados nos livros de raça.

      0
  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE 04/08/2015 19:24

    Lindas fotos, faz bem aos olhos ver que este pais tem futuro administrado por gente que produz.

    0
    • hamilton.possebon São José dos Pinhais - PR

      Que lindo ! O Brasil poderia ser a maior potência do mundo com toda esta riqueza se não tivesse tanta corrupção no nossos governantes .

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Hamilton existe "tanta corrupção no nossos governantes" porque nós (culturalmente) aceitamos. NÃO DEVEMOS MUDAR OS GOVERNANTES E, SIM "O SISTEMA"

      0
  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 04/08/2015 15:19

    Apesar dos preços próximos a R$ 30,00/sc de milho em Paranaguá o produtor está recebendo aqui em Ubiratã-PR, R$ 20,50/sc , descontando o valor do frete, taxas portuárias, margem da Cooperativa, etc... e pela soja, R$ 64,00/sc... A relação de preço entre a soja e o milho nunca esteve tão favorável para a soja como nos últimos anos. Isto está empurrando o produtor, apesar dos riscos técnicos envolvidos, a optar pela soja no plantio da segunda safra, seguida do trigo como opção de uma terceira safra. Para a primeira safra, os insumos já foram adquiridos ou reservados pelos produtores e a redução da área de milho já está confirmada. A relação desfavorável para o milho acaba sendo agravada pelo custo do frete que, sendo o mesmo para os dois produtos, relativamente impacta muito mais sobre o milho, criando essa distorção. O que está se desenhando para as próximas safras é uma situação de redução drástica na área de milho. Dependendo do volume exportado este ano, poderemos ter uma situação de falta de milho no mercado interno no próximo ano.

    0
    • Luis Gustavo de Medeiros Buso Santo Antônio da Platina - PR

      Vou diminuir a área de milho provavelmente devido ao custo alto dos fertilizantes, nestes preços não remuneram nem produtividades altas

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      está difícil plantar milho, no entanto penso mais na rotação e no melhoramento do solo, por isso planto milho tanto no verão como na safrinha, tomara que logo melhore o preço do milho, pois aqui na minha região de goiás temos um saco de soja valendo até 3,3 sacas de milho, não me lembro de um dia, ter tido toda esta defasagem de valores.

      0
  • LUIZ GENTIL PASTORE Toledo - PR 04/08/2015 15:09

    Os que roubaram e compraram dolar estao torcendo para ir a 4 por 1; vao devolver e sobrar mais que o dobro...

    0
  • Luiz Afonso kummer Selbach - RS 04/08/2015 13:42

    Minha pergunta é para Derci Siprandi, se ainda teremos geadas para Região de Selbach RS. Posso começar na metade de agosto a plantar milho ou vem geadas no mês de setembro???

    0
  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 04/08/2015 10:26

    Amigo Rodrigo Polo Pires, peço avaliar se não estou equivocado na interpretação do texto em apreciação: verifica-se, pelo gráfico SOJA, que houve AUMENTO 7,5% NO VOLUME EXPORTADO, QUEDA DE 24,1% NOS PREÇOS (certamente em U$; o texto não faz referência da moeda), com consequente redução de 18,4% no VALOR TOTAL EXPORTADO (certamente também em U$). Ou seja: aumentou o volume exportado (toneladas de soja), mas em função da queda do valor, em U$/tonedada, o montante de receitas (total em U$) foi menor.

    Correto??? Ou errado???

    Cordial abraço,

    Cácio.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Cácio, nessa questão prefiro usar a tabela pois permite uma melhor comparação. As tabelas desse link trazem dados até junho. Dados de valor no porto em milhões de dólares, em 2014 o valor da soja exportada foi de 23.762.211.000 ( vinte e tres bilhões setecentos e sessenta e dois milhões e duzentos e onze mil dólares ), os dados de 2015 até junho estão na coluna ao lado ( X 1000 ). Nas colunas ao lado tem o peso liquido em mil toneladas, com o total de 2014 em 45.692.000 de toneladas.Na outra coluna o valor médio acumulado, ou seja, a percentagem em relação ao valor total, que até junho estava em 24% menor que 2014. As outras médias de percentagem também são em relação ao total acumulado do ano. O link vai abaixo dessa resposta, um abraço.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      http://www.abiove.org.br/site/_FILES/Portugues/14072015-122759-exp_201506.pdf

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Aqui outra tabela que pode ser util: http://www.abiove.org.br/site/_FILES/Portugues/24072015-101906-2015-07-23_-_quadro_de_oferta_e_demanda.pdf

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      http://www.abiove.org.br/site/_FILES/Portugues/24072015-101906-2015-07-23_-_quadro_de_oferta_e_demanda.pdf

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 04/08/2015 09:25

    Ando pensando, como a maioria dos brasileiros, na situação vivida pelo Brasil, e uma coisa me chamou atenção ontem quando assisti à entrevista feita pela Joice Hasselman (de veja.com) com o Miguel Daoud. Disse ele: "O Brasil não tem um plano". E aqui com minhas divagações pensei, "não tem um plano e aqueles que tem, aqueles que dizem: tenho a solução para isso", são calados pelos que não querem resolver nada, pois a desgraça e a miséria alheia são seu ganha pão. É terrivel, mas é assim: se acabar com os problemas do Brasil, vou viver do que? Vou mostrar o que para convencer a sociedade que sou necessário? Mas isso vem acompanhado de uma coisa ainda mais perversa, que é o enriquecimento dos piores, dos que vivem e promovem a pobreza e a miséria, mas com o falso discurso de combate-la, e de estar trabalhando para elimina-la. Quanto aos ricos que ganharam seu dinheiro trabalhando, não importa se com ou sem ajuda do governo, estes consideram que a solução de problemas imediatos da pobreza, sua saúde, educação, e tantas outras coisas por demais aborrecidas, não são problema seu, o Estado que de jeito nisso. E ciclo se perpetua, com os ricos apoiando politicos e politicos apoiando ricos, pois no final, para eles, isso rende um bom dinheiro.

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 04/08/2015 08:23

    É quase inacreditável que aqueles que vivem a censurar e criticar os estrangeiros, não critiquem um artigo como esse da FSP (Barateamento das commodities faz exportação cair 16%)!!!. Logo de inicio o artigo mente descaradamente, pois a previsão é de aumento de consumo de soja, não só da China mas do mundo. Logo em seguida o articulista fala em alta do dólar..., é sempre a alta do dólar, quando, na verdade, é queda do real, uma das moedas que mais perdeu valor no mundo.... Para completar diz que a desvalorização do real (ele diz "alta do dólar"), compensou parcialmente as empresas, afirmando em seguida que não fez as contas,... também pudera, se soubesse fazer contas e raciocinar saberia que a desvalorização cambial prejudicou os produtores em vez de ajudar... Querem ver: se o cambio estivesse a R$ 1,50, a soja estaria em 42 reais com o buschel valendo US$ 13, é simples... veneno mais barato, adubo mais barato, máquinas e equipamentos mais baratos, etc... Segundo o USDA, a China vai aumentar em 4% a importação de soja esse ano, dando continuidade a mais de uma década de aumento de consumo e importação, mas o articulista fala que a diminuição desse consumo se deve à diminuição dos preços internacionais de commodities, o que me fez lembrar que quando as exportações aumentavam em quantidade e valor, era mérito do governo..., agora em queda, se deve à queda dos preços internacionais, o que é evidentemente mentira, pois o que está acontecendo é uma diminuição da competitividade internacional do Brasil, com sua desvalorização cambial, provocada por anos de "investimentos" que não trouxeram prosperidade ao País.

    0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Mas Rodrigo, a desvalorização cambial não é a estratégia padrão dos economistas ortodoxos quando um país entra em crise? Vide o caso da Grécia, que engessada pelo Euro não teve essa opção, e deu no que deu, do mesmo modo q. Na minha modesta opinião o real vai voltar a ser o que sempre foi, uma moeda secundária de baixo valor, representando as frauquezas de nossas finanças e as barbeiragens lulopetistas. em relação ao preço da soja em reais, temos de lembrar que vendemos soja em 2003, a 12 anos, po R$ 50,00 a saca de 60 kg

      0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Meu comentário saiu truncado, mas enfim, acho que hoje estamos iludidos com o preço da soja em REAIS, se formos levar em conta o aumento brutal das despesas e o valor da soja a 12 anos atrás.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Luiz, a desvalorização cambial é uma consequência, causada pela crise, não uma maneira de combate. Existe uma coisa chamada de Consenso de Washignton, que é uma receita de dez medidas que devem ser adotadas, sempre que necessário, e isso é o que os petistas chamavam neoliberalismo, para salvar regimes socialistas da bancarrota. Bem, deixando isso de lado, você está absolutamente certo quando lembra que 12 anos atrás a soja valia 50 reais, não sei quanto era o cambio na época, mas em 30-06-2011 o dólar valia 1,54 reais e a soja estava em 13,50 dólares ou 45 reais. Em 31-10 o dólar valia 1,80 reais e a soja 11, o buschel ou 45 reais, isso aproximado. A partir dai o governo promoveu uma desvalorização progressiva do real, e retirando o aumento da soja devido à seca de 2012 nos EUA, de lá para cá o preço da soja em dólares caiu.

      0
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      29/03/2004 soja cotada a 10,16 dólares o buschel,dólar 2,94 reais,soja 48,50 (balcão) 04/11/2004 soja a 5,40 o buschel, dólar 2,81 reais,soja 28,80.

      0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Caro Arlindo, em 2004 uma tc 57 era vendida a 170 dilmas, um trator 7630 40 dilmas, uma tonelada de calcário era 40 reais ... comprava um bitrem novo engatado por 180 dilmas... uma saca de semente de milho híbrido de primeira linha custava 200 reais, e vendi milho a 28 reais... são dados e números que se comparados aos de hoje dão saudade, levando a refletir sobre o futuro da renda no campo, que numa visão pessimista pode se tornar até negativa??

      0
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Sr.Luiz Carlos ,todos os produtores são otimistas,sabemos que depois da festa, na maioria das vezes vem a ressaca.Sua preocupação procede mas, temos que plantar.

      0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      Discípulos do Capeta estimulam os agricultores a se tornarem cada vez mais "competitivos" e esta cantilena, faz parte implicitamente da revolução Cultural em curso. Qual a finalidade disto?

      Exaurir a capacidade e ainda constatar par ver quem vai quebrar por último...

      0
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Aquela conversa de que as margens estão menores e para manter a rentabilidade,aumentar a ''escala" de produção. A criatividade dos fabricantes de máquinas e insumos não tem limites.

      0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 04/08/2015 05:57

    Neste paiz parece que só tem pessimistas de plantão!

    Leitores do "fala produtor", estou no momento tentando sair da crise..., entre todas as opções citadas pelos economistas, visualizei uma saída que ninguém previu... Na iminência de mais um discurso a ser proferido pela presidenta, produzido pelo PT, a ser exibido nesta próxima quinta-feira em rede nacional, decidi mudar de profissão, vou... VENDER PANELAS !!!

    BraZil: PÁTRIA "COZIDA"!!!

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É isso ai Sr. Rensi, eu vou comprar para usar no panelaço.

      0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 04/08/2015 00:11

    Repasso uma humilde sugestão do amigo Thomas Renatus Fendel aos heróis da Operacão Lava a Jato: Denominar a próxima fase da operação de investigação da Lava a jato de "O Amputado" (Nome bem sugestivo para alcançar o Larapista do Exú Eneadáctyllus, popular Lullarápio ou Brahma, o Númeto 1 ou seja, o nove [9] dedos para ser mais explícito)

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 03/08/2015 23:43

    Este Juiz paranaense Sérgio Fernando Moro, formado em 1995 ( e que se aperfeiçoou no programa para instrução de advogados da Harvard Law School em 1998 e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos) tem sido muito elogiado, tem recebido muitos títulos, muitas denominações..., apenas uma ele NÃO MERECE: Ser chamado de "Esse Lentíssimo" .... Vá em frente, com a pressa necessária!

    0
  • adelson jose pereira Paracatu - MG 03/08/2015 21:43

    de que vale esta lava jato se não tem coragem de prender o chefão... vai, MORO, o Brasil está do seu lado... prende o brahma!!!!

    0
  • Celio Porto Fernandes Filho Espírito Santo do Pinhal - SP 03/08/2015 21:42

    O governo está como as empresas corruptas parceiras. Para continuar no poder terá que ser criado tambem um acordo de Leniência para que haja pessoas do PT e aliados aptos a continuarem livres.

    Não na cadeia, mas para terminarem o mandato.

    0