Fala Produtor

  • jeucio raitz Imbuia - SC 17/10/2010 00:00

    Sou produtor de cebola eestou apreensivo com o preço da cebola para o mes de novembro e dezembro. Gostaria de saber quais são as espectativas para esses meses. Obrigado.

    Comentário referente a notícia: [b]Produção de cebola em Monte Alto/SP será 30% maior nesta safra[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=76312

    0
  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 17/10/2010 00:00

    A VERDADE SEM BAJULAÇÕES!!!!!

    Bom dia amigos cafeicultores de todo o Brasil, gostaria de lembrar que este espaço nunca foi, não é, e nunca será um "PALANQUE", este é o espaço mais democrático que o agricultor brasileiro possui. Portanto, por ser um espaço democrático todos tem o direito de manifestar suas opiniões com responsabilidade, podendo ou não agradar a maioria dos usuários, pois, para aqueles que confundem democracia (liberdade) com LIBERTINAGEM, ai vai o verdadeiro significado do ESPIRITO DEMOCRATICO: "DEMOCRACIA É ACEITAR A VONTADE DA MAIORIA, SEM NUNCA ESQUECER O DIREITO DA MINORIA."

    Assim caro amigo Fornari, mergulhado no mais puro espírito democrático que rege a República Federativa do Brasil, aceito suas palavras e agradeço a consideração, e por mais que tenhamos maneiras diferentes de lutar contra os problemas que assolam a cafeicultura brasileira, e mesmo não concordando com a maneira com que Vossa senhoria se dirige àqueles que de alguma forma vêem lutando pelos nossos direitos, morrerei defendendo o seu direito de contestar a SINCAL.

    Entretanto, como cafeicultor, sempre procurei contestar os números de previsão de safra sejam eles anunciados por empresas estrangeiras, por empresas nacionais, pelo governo e até mesmo por produtores, de uma forma profissional, analisando sob todos os ângulos quais foram as metodologias utilizadas, sem proferir ofensas como fez a Sra. Lurdes (Garça) e colocando em xeque a capacidade profissional dos responsáveis pelas avaliações, pois ai, podemos até entrar em uma esfera criminal.

    Gostaria de comunicar a Vossa Senhoria, que nós da SINCAL há muito lutamos pelo fim da “PROSTITUIÇÃO” das previsões de safras, entretanto, “FORÇAS POLITICO-ECONÔMICAS” que envolvem grandes interesses de grandes empresas (grupos) infelizmente não querem e não aceitam a seriedade da CONAB, contestando diretamente os próprios produtores, tivemos exemplos dignos de queixa crime por parte dos produtores contra algumas empresas que chegaram a anunciar esta safra em 50 a 55 milhões de sacas. Entretanto, a verdade vai aparecer agora, o senhor não concorda? E se prevalecer os números da CONAB, essas empresas vão ser responsabilizadas pelo estrago? Quem está por traz destas empresas de levantamento de safra? Quem protege estes desmandos, que deveriam ser fiscalizados pelo governo federal (Ministério da Agricultura)?

    Sr. Fornari, se conseguimos estas respostas salvaremos a cafeicultura nacional, e só conseguiremos estas respostas quando descobrirmos quem são “as pessoas e empresas que dedicam a vida à comercialização do café Brasileiro”, como disse a amiga Lurdes Maria lá de Garça – SP, e quem sabe possa até nos ajudar, dando os nomes destes “VERDADEIROS HERÓIS DA CAFEICULTURA NACIONAL”.

    Sr. Fornari, fizemos um pedido pessoal ao Sr. Manoel Vicente Bertone (Secretário de Produção e Agroenergia, e responsável pela política de café no mês de Junho de 2010), esperamos que seja atendido. O pedido se resume em que a CONAB, não mais soltará números referentes a previsão de safra de café, sem que estes números sejam analisados pelos responsáveis dentro do MAPA (Bertone, Robério, CNC, CDPC e Frente Parlamentar do café) evitando-se assim desgastes desnecessários e resgatando a confiabilidade da CONAB.

    Sr. Fornari e Sra. Lurdes Maria, vamos analisar os números apresentados pelo Engenheiro Agronomo Matielli referente a safra 2010/2011, e os números que empresas apresentaram referente a safra colhida este ano:

    Safra colhida este ano Empresas XX CONAB

    Sacas 50 a 55 milhões 45 a 48 milhões

    A que tudo parece, vai se confirmar os números da CONAB, um erro de aproximadamente 10 milhões de sacas, coisa pouca, algo em torno de 10 milhões de sacas (uma colheita da Colômbia!!!!).

    Previsão do Engenheiro Matielli para o próximo ano, levando-se em consideração a produção da CONAB neste ano.

    48 milhões de sacas x 35% de quebra = 31 a 32 milhões de sacas.

    O quadro abaixo não deixa qualquer duvida sobre as palavras do Engenheiro Agrônomo Armando Matielli.

    INDICADORES 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 *2010

    1. Produção - milhões/sc (1) 27,2 31,1 31,3 48,5 28,8 39,3 32,9 42,5 36,1 46,0 39,5 47,2

    1.1. Área em produção - milhões/há 1,9 2,0 2,2 2,3 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,1 2,1

    1.2. Produtividade sc/ha 14,5 15,7 14,4 21,0 13,1 17,8 14,9 19,8 16,6 21,2 18,9 22,7

    Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –MAPA

    Secretaria de Produção e Agroenergia –SPAE

    Departamento do Café – DCAFE

    Peso a todos os leitores que observem o efeito da bianualidade na cafeicultura, isto associado aos problemas climáticos confirmam sem sombra de dúvida a quebra de safra para a próxima safra.

    Enfim, para realmente por fim a esta questão e as discussões, deixo aqui os seguintes posicionamentos:

    1- A SINCAL e todos os seus membros não possuem nenhum vínculo político-partidário, sendo o nosso partido e a nossa luta única e exclusivamente pelos DIREITOS DOS CAFEICULTORES BRASILEIROS.

    Respeitamos as instituições incumbidas democraticamente para defender a cafeicultura, sendo elas, CNC, CDPC, FRENTE PARLAMENTAR DO CAFÉ, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES. Entretanto, estaremos sempre atentos e fiscalizando a atuação destas instituições.

    2- Como os próprios números do Ministério da Agricultura (quadro) mostram, as avaliações do Engenheiro Agrônomo Armando Matielli são embasadas tecnicamente, portanto, proponho a Senhora Lurdes Maria (Garça) uma maior dedicação a leitura e as informações sobre o agronegócio café, ponho-me a disposição para enviar matérial necessário.

    3- A prática da VERDADE é algo que não necessita de escolas ou professores, pois é uma virtude que trazemos do seio familiar, algo que é repassado de geração para geração, assim como é o amor pela cafeicultura. Portanto, Sr Fornari, acredito que não existe nada mais sincero do que o olhar e as palavras dos VERDADEIROS AGRICULTORES DESTE PAÍS, assim como são as palavras de Vossa Senhoria, do Engenheiro Armando Matielli entre outros......

    SEM BAJULAÇÕES, POIS:

    As línguas dos bajuladores são mais macias do que seda na nossa presença, mas são como punhais na nossa ausência.

    Textos Hindus

    Silvio Marcos Altrão Nisizaki: 34 99853011

    Cafeicultor

    Diretor de café do Sindicato Rural de Coromandel

    Diretor cerrado/SINCAL

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 17/10/2010 00:00

    O mais lamentavel desta historia toda é estarmos colocados diante de uma "mirrada" escolha destas. Uma que não amadureceu e os dois que sobraram. Culpa do nosso sistema partidário. Quantas pessoas você viu discutindo uma reforma politica? Uma semana de "a favor" e "contra" o aborto cuja Lei está em vigor. Trata-se de disputar quem se dispõem a desobedece-la em maior ou menor grau?

    Comentário referente a notícia: [b]Quente e frio, por ELIANE CANTANHÊDE[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=77039

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 17/10/2010 00:00

    Fora verdume radical! Não podemos entregar os pontos antes da partida começar. Esta gente é ignorante. Ainda ontem tive de aturar um Poeta Verdulengo dando entrevista no Programa LOBO Ecologia, "denunciando a erosão provocada pelas lavouras", soterrando rios e represas pela falta de cobertura florestal à montante. Pior, nem o nome deste idiota eu não pude obter, mas demonstrou seu absoluto desconhecimento da existencia de Plantio Direto que propicia mais infiltração das chuvas do que antes do cultivo nesta modalidade. Portanto não se enganem com a "maciez" do papo desta matuta, sangue de onça... Amigos da Onça já temos demais! Verde ? Tomara que nunca amadureça!!!!

    Comentário referente a notícia: [b]Marina oficializa posição de neutralidade para segundo turno[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=77038

    0
  • Valter Antoniassi Fátima do Sul - MS 16/10/2010 00:00

    Eita proposta indecente!!! Na EUROPA e EUA destruiram todas as florestas, agora vem essa idiota da MARINA, apoiada por esses ecologistas do asfalto, com essas ideias retrogradas em detrimento dos produtores.... e ainda se diz a salvadora da pátria?!... Em vez disso ela deveria interpretar o papel da noiva/cadáver do desenho animado, que é muito mais a cara dela e garanto que seria bem mais útil...

    Comentário referente a notícia: [b]EXCLUSIVO: Marina deve decidir seu apoio político ao candidato que se posiciona contra a mudança do Código Florestal[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=77009

    0
  • Samuel Henrique Fornari São José do Rio Pardo - SP 16/10/2010 00:00

    Sr. Silvio,complementando..., admiro e parabenizo aqueles que lutam por melhorias e direitos de uma classe, pois não deve ser fácil consegui-las junto ao meio político deste país.

    0
  • Samuel Henrique Fornari São José do Rio Pardo - SP 16/10/2010 00:00

    Caro Colega, SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI / COROMANDEL - MG

    Complementando resposta as suas belas palavras políticas, venho fazer mais algumas considerações:

    Primeiro: Mentira não se combate com mentira. Se o amigo acha as previsões internacionais absurdas ( eu em muitas vezes briguei por isso), não retribua na mesma moeda, retribua com credibidade das informações naquilo que diz.

    Segundo: Vamos acompanhar as recentes quedas de safra divulgada pela Conab nos últimos anos ( se quiser faça uma pesquisa histórica e verá que os números pouco variam em sua grande maioria)

    Fonte Conab

    2005: queda de 16% em relação a 2004

    2007: queda de 15% em relação a 2006

    2009: queda de 14,2% em relação a 2008

    2011: queda de 35% em relação a 2010 ( SINCAL)

    Poxa vida amigo, num passado recente os números da Conab foram motivo de CHACOTA, com números que não fechavam. A Conab investiu, se modernizou, adotando sistema de georeferenciamento em suas previsões e os números foram melhorando. Depois veio o caso Conab x IBGE , números discrepantes em que, quem sofria era somente o produtor. A reclamação era geral ( E eu me encontrava entre eles), todos clamavam por credibilidade das informações.

    Não consigo entender o porque desse retrocesso?? Vindo justamente da Sincal que se intitula a legitima representante do cafeicultor brasileiro.

    É no mínimo lamentável !!!!

    Terceiro: Quanto a preços, não defendi posições, aliás se o amigo der uma pesquisada, verá o quanto gritei por esse processo de alta que realmente espero permanecer e temos condições e motivos pra isso ( problemas com café de qualidade, alta alocação de fundos em commodities, desvalorização do dolar no mundo e outras mais). Neste ponto fico com a frase do Sr. Oto, um dos grandes idealizadores da cooxupé: " Depois de muitos anos vivendo o mercado de café, aprendi que ninguém sabe nada sobre preços."

    Por fim, repudio, suas declarações de autoritarismo, palavra que não faz parte do meu dicionário. Repudio seu comentário politico, aclamado de ética para defender tamanho absurdo que em breve saberemos com dados oficiais. Autoritarismo se faz em seu discurso exagerado e político para defender um simples ponto de vista.

    Quanto ao convite para ser um lider sindical, agradeço, mas pressuponho não ter estômago para tal e isto não é uma critica pessoal, admiro aqueles que assim o fazem.

    Atenciosamente,

    Samuel Fornari

    0
  • Samuel Henrique Fornari São José do Rio Pardo - SP 15/10/2010 00:00

    COLEGA SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI / COROMANDEL - MG -- Que palanque virou isso não???

    Volto a afirmar, não critiquei, não critico e não criticarei valores, história pessoal e nem o posicionamento a frente da Sincal do Sr. Matielle, pelo contrário, acompanho sua luta pela renegociação de dívidas, por políticas públicas para a cafeicultura às quais faço questão de defender aqui neste espaço.

    O que discordo é das previsões ano após ano, totalmente infundadas, fora da realidade e que em nada ajudam para combater previsões mentirosas para o outro lado, como você bem citou.

    Enfim, neste ponto, para encerrar a discussão o melhor que fazemos é aguardar as previsões oficiais ( faço questão que sejam as oficiais) e voltaremos a conversar e veremos quem realmente procura a verdade e quem bravateia.

    Meus professores e minha escola pregam simplesmente a verdade sem bajulações ou politicagem.

    Me coloco à disposição no tel ( autorizo o site a lhe passar o número) para que o Sr. conforme solicitado possa me conhecer melhor.

    Atenciosamente,

    Samuel Henrique Fornari

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 15/10/2010 00:00

    Nota: Em 13/10/10 as reservas estavam em US$ 280,1 bilhões. É curioso como todos sorriem com uma ponta de orgulho diante da montanha de dólares nas nossas Reservas, ADQUIRIDOS com dinheiro emprestado. FHC deixou o Governo quando o Brasil tinha uma dívida de R$ 647 bilhões. Em oito [8] anos Lula acrescentou mais de R$ 1,0 TRILHÃO nesta dívida.... significa que nosso crescimento é "ôco" ou seja, tipo rabo de cavalo - cresce para baixo... Crescer fazendo empréstimos qualquer um pode, mas um dia explode.

    Comentário referente a notícia: [b]Brasil está no limite da crise cambial apesar das reservas positivas[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=76988

    0
  • Sergio Augusto dos Santos Alfenas - MG 15/10/2010 00:00

    Caro João, dizem por aqui que o boi vai para R$ 110, será mesmo?

    0
  • Carlos Augusto Alves Ferreira Ribeirão Preto - SP 15/10/2010 00:00

    Caro amigo Matielli, concordo plenamente com suas colocações de quebra de safra em torno de 35 %. Nós, cafeicultores, não estamos tendo condições de adubar o cafezal corretamente..., na minha região (Capitólio - MG), muitos cafeicultores estão abandonando a atividade e partindo para outras culturas; sem contar, tambem, com a forte seca que prejudicou o pegamento floral, que, na sua maioria, não vingou, provocando o abortamento da florada. Fora isso, ainda tivemos a disparada do preço do adubo de cobertura que foi de R$ 42,00 para R$ 56,00 em uma semana. Estes fatores é que estão contribuindo para que o preço se sustente a estes niveis que ai estão... e podem esperar mais aumentos, pois não temos café. Grande abraço aos amigos cafeicultores de boa fé.

    0
  • Samuel Henrique Fornari São José do Rio Pardo - SP 15/10/2010 00:00

    Caro Fernando, acho que o amigo não entendeu nossa colocação, ninguém aqui está defendendo safra deste ou daquele tamanho, até porque seria seria irresponsabilidade faze-lo tão cedo. Como disse, quero mais é que suba. Os preços estão firmes sim, e devem continuar por uma série de fatores ( fundos de investimento, valorização do dolar no mundo, todas as commodities em alta, veja bem, todas!!! tem commoditie ai valorizando 100%). Mas dai a falar absurdos... Pegue entrevistas do amigo Matiele ano após ano....todo ano ele fala que a safra é 10 milhões a menos... questão de credibilidade!!! Infelizmente é essa credibilidade que acaba representando a cafeicultura quando pleiteamos ao governo. Só uma curiosidade, o amigo concorda com as colocações??? Safra entre 30 e 35 milhões??? Só 40% vão produzir??

    Comentário referente a notícia: [b]ENTREVISTA: Confira a entrevista com Armando Matielli - Eng. Agrônomo[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=76848

    0
  • Fernando Souza Barros São Paulo - SP 15/10/2010 00:00

    Prezados amigos cafeicultores, sobre as críticias ao presidente do Sincal, Armando Matielli, só posso concluir que quem critica "ou devem ter vendido a mais do que tinham ou querem ter safra de 2011 maior do que a realidade para não perder o crédito". Cuidado Lurdes e Samuel, sou seu amigo, e não inimigo ok! Abraço a todos.

    Comentário referente a notícia: [b]ENTREVISTA: Confira a entrevista com Armando Matielli - Eng. Agrônomo[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=76848

    0
  • Armando Matielli Espírito Santo do Pinhal - SP 15/10/2010 00:00

    Caríssimo Silvio, essa é a função da Sincal. A verdade acima de tudo. Agradeço imensamente sua defesa veemente. Você, como um grande guerreiro, defensor dos cafeicultores e da Sincal, não mede esforços, investindo tempo e dinheiro em prol da nossa classe. Um exemplo de civilidade, cidadania e hombridade. São com essas palavras e com esses posicionamentos, partindo de um cafeicultor "puro - sangue", que nos motiva e me carrega de energia para continuarmos com a nossa Sincal. Silvio, não desistiremos e passaremos por cima dos incautos, dos corruptos, daqueles que mamam na teta do governo, daqueles falsos sindicalistas que são

    verdadeiros capachos das autarquias.

    Silvio, essa nossa empreitada é uma verdadeira guerra. Infelizmente existem muitos cafeicultores deslocados da realidade, mal informados. E ainda existe "gente" que não passa de apoiador do mesmismo, do conluio, e do anacronismo.

    Companheiro Silvio e demais cafeicultores, não desistirei dessa nossa luta, não almejo nada além de defender os nossos interesses coletivos. Sou sindicalista declarado e ao lado do cafeicultor e da nossa pátria. ... E vamos em frente!

    Armando Matielli,

    Sincal.

    0
  • Christina Ribeiro do Valle Guaranesia - MG 15/10/2010 00:00

    Dona Lurdes Maria e sr. Samuel Fornari, uma pergunta: vocês tem andado em suas lavouras para fazer avaliação do pegamento da florada? Aqui no nossa região do Sul de Minas a seca foi muito forte e, mesmo assim, tivemos muitas flores..., só que, em consequencia das condições das lavouras, apenas 40%, quando muito, devem se transformar em frutos. O eng. agronomo Armando Matielli está coberto de razão em suas avaliações. Por isso, gostaria que vcs., antes de critica-lo, conhecessem o trabalho maravilhoso desenvolvido pela SINCAL em apenas um ano de existência. (Christina Ribeiro do Valle).

    0