Fala Produtor

  • Rodrigo Marcelo Sapiaginski Sorriso - MT 19/03/2021 11:04

    Prezado amigo João Batista, acompanho seu trabalho desde o Canal Rural, no Noticias Agrícolas e agora no Tempo & Dinheiro...

    Hoje (18.03.2021), assistindo a entrevista com o Mauricio Bellinelo, no Tempo & Dinheiro, observei a discussão sobre o preço da soja e o questionamento no chat de alguns agricultores....

    Meu objetivo é só auxiliar.

    Acredito que ambos estão falando da mesma coisa, todavia com atuações diferentes....

    Segundo o Liones Severo, se observarmos o histórico desde 2012, e a similaridade nesse ano, o Brasil chegará ao final do ano com estoques inexistentes, igual ao que ocorreu no ano passado. Os EUA também já estão com estoques virtualmente esgotados. A tendência da soja física é ser remunerada ao produtor pelos compradores via prêmio de exportação que, nos últimos dois anos, chegou a US$ 2,50 por saca sobre o preço de Chicago. E acredito que são nessas informações que os produtores estão se baseando. Com o boi está acontecendo o mesmo, é lei da oferta e da demanda. Se falta mercadoria o preço sobe..., só que a bolsa de Chicago olha só o mercado americano e eventuais diferenças são compensadas via prêmio, pago na origem da soja, no nosso caso, o Brasil....

    Já o Mauricio está nos colocando no mercado de Chicago, o que está correto, pois desde o começo ele sempre falou em operações na bolsa de Chicago. Só que o prêmio não irá somar ao preço de Chicago...

    Então, compreendo a dúvida e a chiadeira dos produtores, pois acabam confundindo o preço (com prêmio) pago aos brasileiro, e assim ambos acreditam estarem corretos...

    O que precisamos apreender com o Mauricio é a forma de nos protegermos.

    O Vlamir sempre falou, vamos fazer média.

    O que muitos devem estar achando, na forma como o Mauricio coloca, é que é para vender toda a soja e fazer a proteção de tudo..., mas o que entendi das colocações dele, é que devemos ir fazendo as vendas paulatinamente para fazer média, e, logo após, fazer a proteção com uma pequena parte daquilo que vendemos, para aproveitar a subida ou descida do mercado de Chicago, ou seja, fazendo diversas vendas durante o ano e ir perdendo o mínimo possível.

    Acredito também, que existam estratégias para proteção, sem vender o físico agora, e aguardar para ir vendendo mais na frente.

    Então, acredito por fim que, como todos estão ávidos para aprender e compreender a forma de fazer a sua proteção, mostram-se ansiosos por já terem perdido muito dinheiro ao longo da vida, assim acabam não compreendendo que o produto é o mesmo, mas as estratégias é que são diversas.

    Espero ter contribuído.

    Um grande Abraço de um admirador do seu trabalho

    Obrigado,

    Rodrigo Marcelo Sapiaginski

    1
  • carlo meloni sao paulo - SP 19/03/2021 07:20

    Morreu o major e senador Olimpio... Aliado de Bolsonaro se desentendeu com ele um ano atras, porque o senador queria INSTALAR UMA CPI DA LAVA-TOGA E DEPURAR O STF... Bolsonaro nao concordou porque precisava daquela turma para safar o filho das rachadinhas.

    5
  • Decio Barbosa Freire Belo Horizonte - MG 18/03/2021 19:56

    Quem manda parar deve pagar. Parar e’ fácil, mas a quem cabe o pagamento?

    4
  • Elvio Zanini Sinop - MT 18/03/2021 17:17

    Muito Oportuna a INICIATIVA PRIVADA P/ PROJETOS NA AMAZÕNIA.

    Eu; Elvio Zanini, adquiri na Região de Conceição do Araguaia -PA uma área de Cerrado e Campo, Proximo à Sta. MA. das Barreiras, ,, Há, 8 anos,

    Reflorestamos áreas com Acacia Mangium 60 has, para Madeira, e para Criação de Abelhas, e também Moringa Oleiféra (Acacia Branca) a qual é utilizada para silagem no trato de animais, e também como Produção da Farinha com as folhas desidratadas, produz o PO da moringa o qual é usado para adição em paes, macarrão, bolachas, e além dessas as maiores propredades, é na cura do cancer, diabetes, colesterol, emagrecimento etc,, etc, aqui na região de Sinop-MT, em Nossa Loja Matriz (Zanini Agroshopping distribui nos ultimos 4 anos aos nossos clietes sementes e estacas , para que os criadores, usem para trato de suinos, bovinos, aves , além de ser usada em diversas enfermidades.

    1
  • Tiago Pandolfo Balsas - MA 18/03/2021 17:10

    Tem que parabenizar a china. Só ganham

    2
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 18/03/2021 16:12

    FELIZ DIA DO ÍNDIO !!!

    Muitos vão dizer: Ué! Mas, hoje não é dia do índio.

    Eu sei. Mas, há muitos séculos quando os exploradores do novo mundo, quando aqui chegaram, usaram o seu poder para conquistar e tornar as populações indígenas submissas às suas vontades.

    Após esses séculos, o que estamos vivenciando?

    Não é a submissão às vontades dos que detêm o poder?

    Então, sem diminuir a dignidade dos povos indígenas, estamos na toada da letra da música do compositor e cantor Jorge Bem ... TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO ...

    ...."E VAMOS EM FRENTE" ! ! ! ....

    8
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 18/03/2021 12:59

    Como levar a sério uma imprensa que intitula de GENOCIDA o presidente que ENVIOU o dinheiro, e chama de HERÓI os GOVERNADORES que DESVIARAM o dinheiro??

    19
  • KEILE MELO Vicentina - MS 18/03/2021 11:48

    Visto que aqui em MS os vencimentos das contas estao chegando(30/03), qual a previsao do mercado da soja, pois nos ultimos dias vem caindo por varios fatores. Como o produtor deve agir neste momento?

    0
  • Marildo kitor Cantagalo - PR 18/03/2021 11:16

    Se quiserem publicar publiquem ou escondam esse meu comentário referente a essas últimas notícias baixista no mercado de graos do Brasil... tão petralhando o agronegócio brasileiro como dizem os bolsonaristas... estamos terminando de cumprir nossos contratos perdendo a metade dos preços... ja compramos insumos bem caro devido ao dolar ,2022 vem ai que valor vai ta o rela perante o dolar

    3
  • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR 18/03/2021 10:22

    Se tivesse disponibilidade de algum produto no mercado e mais barato, ja teriam substituído há muito tempo. Esses tipos de noticias são só para balançar o mercado e sempre acontece logo após quitação dos contratos.

    2
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Vão fornecer relatórios de supersafra pra suíno comer.

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLOS, fico triste pois, só posso dar UM voto.... Esse comentário vale 1.000.000 de votos ... PARABÉNS !!!

      4
  • Tiago Pandolfo Balsas - MA 18/03/2021 08:16

    Essa conversa de novo de diminuição de plantel suíno da China?! Quando a PSA estava a todo vapor a China ela diminuiu 2 a 4 milhões de t de importação de soja. Como diminuir 4% com uma suposta dizimação do plantel suíno? Ainda tem gente que acredita nas informações que vem de lá? E ainda propagam essa informação? Estão ganhando quanto pra isso?

    4
  • Carlos Alberto Erhart Sulina - PR 18/03/2021 06:51

    Eu acho que demoraram muito para começarem a elevar essa taxa de juros..., se tivessem feito isso antes, talvez o dólar não teria se elevado tanto a ponto de descontrolar tudo nesse país!

    Comentário referente a notícia: Copom eleva a taxa Selic para 2,75% a.a.
    34
    • Marildo kitor Cantagalo - PR

      Ja ta na hora de abaixar os preços dos produtos agrícolas... sobrou pouco pra vender alem dos contratos, agora ja compramos os insumos com o dolar nas alturas 2022 ...vem ai vender uma safra cara com dólar baixo.

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Marildo, essa é uma verdade que pouca gente admite. O risco disso ocorrer é enorme.

      8
    • Marildo kitor Cantagalo - PR

      Esse nosso site teria que se preocupar mais sim em buscar e publicar notícias favoráveis ao produtor e nao aos negacionistas...

      15
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Nisso não concordo, melhor escrever corretamente..., pois o Noticias Agricolas é extremamente favorável aos produtores rurais. Em que pese algumas noticias selecionadas da Reuters (que são publicadas aqui, sempre favoráveis à China), existe plena liberdade de expressão para quem quiser contestar.

      15
    • Marildo kitor Cantagalo - PR

      Pois veja lá Rodrigo, as ultimas noticias publicadas sao só baixistas, antes eram outras...

      5
    • Edinaldo Roberto Huntemann Rio do Sul - SC

      Economia não é para amadores, não se resolve problemas complexos com ações simples. Aumentar os juros faz baixar o dólar? Sim, mas o empreendedor sofre, custa mais caro seu capital de giro, aumenta valores de produtos, o investidor deixa seu dinheiro a juro e não abre uma empresa que geraria emprego, renda e impostos. Ainda acredito que o que precisamos é as reformas, a administrativa, tributária e política, pacto federativo e segurança jurídica. Como a Europa e os EUA tem investidores se lá os juros são baixos tbm?

      6
    • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS

      Buenas, também acho que baixar os preços agora é estratégico para receberem os contratos a futuro defasados ao preço de hoje, sem muita choradeira, e aproveitar pra ensacar uns apertado nas conta como dio.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Edinaldo Roberto Hutemann, achei o seu comentario uma piada, dizendo que ECONOMIA NAO E" PARA AMADORES------Me parece que o senhor, embora muito entendido, nao considera que os JUROS PESAM NO PAGAMENTO DA DIVIDA.

      7
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 17/03/2021 20:55

    É bem verdade que a soja fez um topo duplo nos US$ 14,40/bu e teve dificuldade de romper o que já podemos chamar de resistencia..., isso significa que o preço está tendo dificuldade de passar acima dessa cotação devido a um fato bem simples: nos 14.40 apareceram vendedores... Já sobre essa especulação sobre suinos - com margem de erro de 20% - isso não significa nada. Não passa de uma justificativa para uma queda no preço de um ativo, soja, que está ainda em tendencia de alta. Que morram os suinos da China, que alguns pretendem seja um país desenvolvido, onde não conseguem controlar e menos ainda erradicar a peste suina..., pelo contrário, são especialistas em espalhar doenças pelo mundo... Sobre o preço da soja (que para alguns ainda está com tendencia de alta), aconselho: Façam o curso de opções promovido pelo João Batista Olivi, e se não quiserem vender a soja, comprem uma put (para proteger uma eventual queda no preço). Mas se quiserem vender a soja e estão com medo de errar (perder o movimento de alta), comprem uma call. Assim, se ela continuar subindo, mesmo tendo vendido sua soja, vc participa dos lucros da alta... Tomem informações (e saiam do achismo).

    11
  • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS 17/03/2021 18:45

    Buenas. Soja sem vagem. soja apodrecendo. Soja perdendo com seca. soja travada a futuro em alta porcentagem desde o ano passado... Há um bom tempo a conversa (inha) que o estoque e a demanda estão apertadas.. vejamos. vamos vender a doze, então.

    4
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      O estoque, de fato, está muito apertado. Agora, a estratégia é lançar notícias como esta, para convencer o sojicultor a vender AGORA a soja remanescente. Vai durar uns 90/120 dias o "aperto" de preços. Em Julho/Agosto sobe de novo. Quem tiver fôlego financeiro, vai se dar bem.

      4
  • Vladimir zacharias Indaiatuba - SP 17/03/2021 17:03

    Pôs o bode na sala, e agora tirou... Esse cara (João Dória) é um vigarista de carteirinha!

    16
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Mais um lixo e o que pior tem gentente acreditando nesses lixo o povo quer ilusão se alimentam disso so pode a realidade e um futuro assusta acostumados a ficar iludidos e simples assim , milhares falam mal do presidente mas ninguém que fala e serio e o que e pior não temos minguem para substituir em 2026 que paus e esse

      11
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      Se tudo dar certo e tivermos um bom arranque nos acordos políticos para aprovarmos as reformas ultra necessárias, poderemos eleger o Ministro Tarciso Gomes de Freitas. Um excelente administrador e, ao que demonstra, um excelente político, conciliador e agregador. Oxalá dê certo.

      9