A safra recorde de Milho e os preços que oneram fortemente a avicultura de corte e postura comercial
A avicultura de corte e de postura segue sofrendo diante dos altíssimos preços pagos na aquisição de milho e farelo de soja que mantém as duas atividades onerosas por grande período.
O acompanhamento da safra de milho realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento no decorrer deste mês aponta para um crescimento de 5,4% na produção do grão, significando volume superior a 108 milhões de toneladas, novo recorde no setor.
O consumo interno, por sua vez, apresenta estimativa de 72,1 milhões, equivalendo a aumento na casa dos 5%, enquanto as exportações previstas de 35 milhões se mantém próximas do embarcado no ano passado. De toda forma, sinalizam quase 15% de redução em relação ao recorde de 41 milhões exportadas em 2018/19.
Essas estimativas de Produção, Consumo e Exportação significam que os mercados interno e externo serão plenamente atendidos pelos produtores do grão. Entretanto, com demanda internacional aquecida e preços dolarizados, as cotações apresentam aumentos exorbitantes que penalizam fortemente os setores que dependem desse produto no mercado interno, casos da avicultura de corte e postura comercial.
Isso porque não se consegue repassar o aumento ao produto final e, com isso, os avicultores amargam imensos prejuízos.
Se por um lado, existe o benefício da população em adquirir produtos de baixo valor aquisitivo nesse período tão difícil de pandemia, isso pode comprometer no médio prazo a continuidade de grande número de empresas nesses setores.
3 comentários
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?
Antonio Nascimento campo mourão - PR
Da mão pra boca!!!S ó percentual sobre estimativas e estas efetuadas pela Conab, Super safrinha, tá duro de engolir e ainda uma finalização apelativa em nome del pueblo... Bahh!!!sem perder a ternura......
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR
Se estão apavorados agora, imagina quando descobrirem que esses relatórios e estimativas de safra são todos furados ? Preço do milho em setembro se calcula assim: compra no golfo do México, carrega o navio, traz pra Paranaguá, descarrega, paga imposto, coloca no bitren, paga os pedágio e coloca aqui no interior. Facinho fazer as conta. Roubaram os colono por muitos anos. A conta chegou. Aceita que dói menos...
Sergio Yoshioka São Carlos
Extraindo a zeína e vendendo a R$ 45,00/kg, pode-se reduzir bem essa oneração no valor da saca dos grãos de milho..
Sim; uma saca de milho pode gerar ate' 2,5 kg de zeína, mas o tempo entre a ideia e a pratica inviabiliza a soluçao do problema atual.. Eu acho que para a safrinha o sorgo e' mais indicado porque e' menos exigente em agua...