Fala Produtor
-
wenderson lambert pouso alegre - MG 22/01/2021 13:36
Comentário referente a notícia: Vórtice ciclônico segue impedindo avanço das chuvas para MG e BA e só perde força no início de fevereiro -
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP 22/01/2021 13:12
Os americanos são muito otimistas, vendem todo o seu grão achando que todo ano vão ter super safra, porém o La Niña é um evento democrático, quando ocorre no Hemisfério sul, logo depois ocorre também no norte. Como diz o velho ditado. " Pau que bate em Chico, também bate em Francisco. "
Comentário referente a notícia: USDA: Vendas semanais de soja dos EUA se aproximam de 2 mi de t e superam expectativas -
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP 22/01/2021 13:03
Parabens, Carla, pela entrevista. Mas nao tem segredo, quem sabe, sabe... e o sr Liones é professor dos professores de comercializacao em materia de graos.
Comentário referente a notícia: Escassez de soja, milho e trigo é a mais ampla dos últimos anos, explica Liones Severo-
Carlos Massayuki Sekine
Ubiratã - PR
Uma sugestão de leitura para quem gosta de ler: "A maré humana" de Paul Morland. A princípio parece que não tem nada a ver com o agronegócio, mas na verdade tem tudo a ver. O livro explica a evolução das populações e os movimentos migratórios ao longo da história em todo o planeta. Todos os países, na sua dinâmica demográfica, passam por fases que são mais ou menos parecidas. Em algum momento da história das nações, a melhoria das condições sanitárias com a conseqüente redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida, resulta em um aumento rápido nas populações, que só começam a se estabilizar e declinar quando a população feminina passa a participar do mercado de trabalho e, principalmente elas, chegam a um nível de educação que as capacita a gerar filhos de forma planejada. Essa explosão populacional já aconteceu na Europa e nas Américas na segunda metade do século passado, no chamado baby boom do qual nós, que temos mais passado do que futuro, fazemos parte. Também já aconteceu no leste da Ásia e atualmente está ocorrendo no oriente médio, no sul da Ásia e na África subsaariana. O Brasil recentemente foi ultrapassado pelo Paquistão, perdendo o posto de quinto país mais populoso do mundo e está prestes a perder a sexta posição para a Nigéria. A África que é o único continente além da América do sul que ainda tem possibilidade de expansão das áreas agrícolas está vivendo uma explosão populacional e vai ter que ampliar rapidamente a sua produção agrícola para atender a própria população ou vai se tornar também uma grande importadora de alimentos. Esqueçam a África como potencial exportadora de alimentos pelo menos em um futuro próximo.
Existe algo de singular nessa escassez de soja, milho e trigo no mundo. Ela se deu muito mais pelo aumento de demanda do que por quebra de safra. Além do crescimento populacional, sabemos que o crescimento do poder aquisitivo também aumenta o consumo de alimentos, principalmente de proteínas. Tenho minhas dúvidas se essa falta de grãos vai se normalizar dentro de três anos. O mundo vai precisar de cada vez mais alimentos, com qualidade, segurança, alto valor nutricional e preço acessível.
Não é à toa que estamos vendo notícias como a de que Bill Gates passou a ser o maior proprietário de terras agrícolas dos Estados Unidos ou que o senado aprovou a venda de terras para estrangeiros aqui no Brasil. Tem muita gente de olho no nosso negócio.
-
Carlos Massayuki Sekine
Ubiratã - PR
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 22/01/2021 09:12
Agora que está claro que o Brasil será o primeiro país a receber a vacina da Índia e que ficou demonstrado que a mídia errou absolutamente tudo o que noticiou sobre esse episódio, é meu dever lhes mostrar quanto esse caso é ilustrativo de como as coisas funcionam no Brasil.
-
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP 22/01/2021 08:41
Hoje é dia do DOLAR DAR UM SALTO ESTUPENDO!!!
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
O dólar vai dar um salto porque o calça apertada vai fechar a economia novamente, isso aumenta o risco Brasil, e o investidor retira seus dólares do Brasil, além do que, também retira a renda do paulista pobre, que não tem como comprar comida, ficando subnutrido, vai pegar mais doenças. Enquanto o engomadinho aumenta o ICMS do leite, e vai passear na Flórida, onde não tem lookdown.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 22/01/2021 07:18
Não é a China nem a India e suas empresas que descumprem prazos e contratos. É o Bolsonaro que não lhes é simpático... brilhante Percival Puggina.
-
carlo meloni sao paulo - SP 21/01/2021 21:21
Aqui segue uma brincadeira, para deixar registrado no NA essa data magica, do dia 21 do ano 21, às 21 horas, 21 minutos e 21 segundos do seculo 21... tempo mais do que suficiente para estarmos livres do comunismo marxista.
-
Fernando Oliveira Palotina - PR 21/01/2021 10:30
Diante da atual conjuntura, vocês não acham que se faz necessário (e que já está na hora) de programar um manifesto em apoio ao governo?
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Olha Fernando eu nao sou contra a sua ideia, mas estou de apoiar, apoiar, apoiar um governo que se auto destroi----Começou bonito com um corpo de ministros excelentes mas desde entao todo dia tem aparece um problema diferente----Bolsonaro centraliza e impoe o seu jeito de pensar como se ele fosse a pessoa que sabe tudo---Ai aparecem todas essas besteiras de coisas erradas e falta de coordenaçao----Cansei.
-
Joacir A. Stedile
Passo Fundo - RS
Seguinte Meloni: escolhe um para substituir o Bolsonaro entre os 220.000.000! Só um!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Você tocou numa grande realidade, Joacir. Não existe outro candidato viável para 2022, ou elegemos Bolsonaro novamente ou a esquerda volta.... Não há meio termo.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
-
Gilberto Rossetto Brianorte - MT 21/01/2021 09:27
A indústria brasileira também foi a esperança do Brasil, até o dia que os Governos resolveram: a)- cobrar impostos em excesso; b)- burocratizar os processos, exigindo licenças de tudo e prá tudo. Outro entrave para a industria nacional é a legislação trabalhista - CLT arcaica, avalizada pela (in)Justiça do Trabalho.
Tá mas a matéria é sobre o agronegócio e não sobre a industria!!!!
Pois é, a agricultura está correndo o risco de acabar como a industria brasileira terminou. Vejam os os passos do governo de MT, exigindo inumeras licenças para o produtor trabalhar sua terra, exigindo licenças ambientais até para o pecuarista fazer uma limpeza de pastagem, tributando em excesso (o Fethab - imposto local - que agora todos os governos estaduais querem copiar, no ano de 2019 dobrou de valor e em 2020 subiu 24%). O Governo de SC ano passado tentou tributar os insumos agricolas, alegando fazer mal para as pessoas e o meio ambiente, só voltou atrás depois de um levante dos produtores rurais. O Governo de SP foi na veia do agro e só não introduziu sua toxina porque houve reação imediata.
Então, a gastança dos governos continua e só aumenta. A toda hora vejo eles investindo contra os produtores rurais, na primeira chance irão elevar a tributação e aí o negócio termina igual a industria brasileira, só sobrevive e cresce igual rabo de cavalo. Infelizmente.
Comentário referente a notícia: Conversa #05 -"Saída da Ford expõe uma realidade: tudo indica que o futuro do Brasil reside no agronegócio", diz Xico Graziano-
Petter Zanotti
Assis - SP
Um Brasil desindustrializado não interessa a ninguém, muito menos ao agro! É fato que o agro é hoje o segmento mais dinâmico e promissor de nossa economia, mas sem a indústria seremos eternamente apenas fornecedores de comodities, enquanto outros países agregam valor e nos vendem produtos manufaturados de maior valor agregado.
-
Leodir Vicente Sbaraine
Terra Roxa - PR
Gente, dá maneira que está não tem mais jeito, ... muitos vereadores, muitos deputados estaduais, muitos deputados federais, muitos senadores, muitos ministros no STF, muitos no STJ , muitos no TST, muitos Desembargadores , muitas Estatais, muitos, muitos..., Excesso de Funcionários Públicos, etc, etc etc...Reforma Política Urgente, , não tem Pais que aguente, não existe povo no mundo que suporte, ... No próximo post falarei sobre os poucos, haa, sem esquecer dos excessos das taxas, impostos, contribuições etc, etc, etc..., estamos lascados.., até quando?....
-
Elton Szweryda Santos
Paulinia - SP
Acredito que tenhamos mais funcionarios publicos do que USA, Russia, India e deve empatar com a China, e nós somos VASSALOS, escravizados por leis que são verdadeiros grilhões, portanto nao temos possibilidade nenhuma de escapar, obrigando-nos aos absurdos pagamentos de impostos que chegam a quase metade da renda, do Pib brasileiro. E essa pacividade bovina de todos brasileiros concordando com essa sangria de recursos em direcao ao nada sem fim tem muito a ver com a doutrinacao Cristã, onde ouvimos a todo sernao que devemos sermos servos bons e fieis, dar a cesar o que é de cesar, etc. Logo, como sabemos, isso nunca mudara nos paises de origem latina, principalmente portuguesa. Lamentavel...
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
Só prá fazer um comparativo do que a agricultura, pecuária representa, em relação aos gastos públicos.
Todo soja vendido em 2020 - Valor bruto - R$ 243 bilhões. Muito? Não sei, só sei que isso mal dá para pagar o défict da previdencia social.
Valor de todo milho produzido no Brasil R$ 99 bilhões + R$ 70 bi de cana de açucar. Somados dá o valor enviado para as Universidades públicas.
Café R$ 35 bi ... mal cobre as despesas da Justiça do Trabalho;
Algodão R$ 22 bi ... cobre as despesas da Justiça Eleitoral.
E aí vai .... então amigos, ou tiramos esse peso das costas ou o Brasil ficará patinando por muito tempo.
-
egidio balarotti
astorga - PR
Além disso tudo, surge mais um absurdo: VENDA DE TERRAS PARA ESTRANGEIROS. Projeto do Dep. Irajá (filho de Kátia Abreu) aprovado pelo Senado Federal. Permitindo a compra de até 25% de cada Município, alegando com argumentos vazios, tipo trazer investimentos, etc., sem atentar para as consequências. Desejaria reportagem por parte do ilustre Sr. João Batista Olivi. -Vamos divulgar e nos manifestar enquanto é tempo. Pois agora está nas mãos da Câmara dos Deputados, e não sabemos oque se passa pela cabeça deles.
-
Petter Zanotti
Assis - SP
-
José Eduardo Brocco Tapurah - MT 20/01/2021 22:35
Que tabela? Isso não existe! Conversa pra boi dormir essas histórias de tabela...
Comentário referente a notícia: Nova tabela de preços mínimos de frete no Brasil é publicada pela ANTT -
Liones Severo Porto Alegre - RS 20/01/2021 17:54
Parabéns a Jornalista Carla pelo brilhante e justa homenagem sobre o passamento do nosso estimado amigo Antim que tão prematuramente nos deixou. Que Deus o receba no seu amor e conforte a dor de sua família. O agronegócio perde um dos baluartes que muito contribuiu com a agricultura gaúcha e brasileira. Que Deus abençoe sua família !
Comentário referente a notícia: Agronegócio brasileiro perde Antônio Luiz Bianchini, diretor comercial da Bianchini S/A -
Aloísio Brito Unaí - MG 20/01/2021 17:49
O que aprendemos tanto com 2020? Que o ser humano ainda não sabe de quase nada. Tudo ainda é muito especulativo e tendencioso. Comportamento social humano e a natureza não são controláveis. Lembrem-se disso.
Comentário referente a notícia: Sérgio Braga: Boi gordo e bezerro batem recordes de preços. A conta vai fechar? -
wenderson lambert pouso alegre - MG 20/01/2021 17:41
As análises do agrometeorologista Joao Castro sao as que mais batem com o que está acontecendo na realidade..., tem muitos ai que vivem falando mas nao acertam nada.
Comentário referente a notícia: João Castro fala sobre erros (?!) da previsão meteorológica /e os prognósticos de para Cascavel (PR) -
wenderson lambert pouso alegre - MG 20/01/2021 17:40
...nao bate nada aquilo que o metsul apresentou pois o atlantico sul esta mais quente que o norte sim e tem influencia direta quase que anulando os efeitos do la nina, ou seja, quem manda na chuva no Brasil é sim o Oceano Atlantico
Comentário referente a notícia: João Castro fala sobre erros (?!) da previsão meteorológica /e os prognósticos de para Cascavel (PR) -
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 20/01/2021 17:21
Primeiras lavouras colhidas em Ubiratã (PR) produziram, em média, 70 sacas por alqueire. Acho que vamos ter 149 mi de toneladas.
Comentário referente a notícia: Paraná supera previsões de perdas grandes para a soja e ainda espera alta produção na safra 2020/21-
Joao Dos Anjos
Londrina
Expectativa de preço em torno de 110 reais a saca.
-
Joao Dos Anjos
Londrina
...outros canais dao uma condição bem diferente desta apresentada pelo Inmet, com uma condição de acumulados de chuvas bem melhores que esta apresentado pelo sistema cosmos.