Fala Produtor - Mensagem
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 27/06/2018 14:29
-
Elton Szweryda Santos
Paulinia - SP
Realmente Rodrigo, a mídia sempre tende contra o Trump e contra o "imperialismo americano". Isso é uma conduta de longa data, mas nas ferias todos querem ir ou vão pra Miami.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Rodrigo, se me permite, se ainda vamos embarcar mais 31 MMT, então a exportação total de soja brasileira seria acima de 81 MMT. Os embarques de soja até junho ficarão ao redor de 10.2 MMT, perfazendo o total de 50.8 MMT, dos quais cerca de 40 MMT destinados à China. Se compormos a utilização com 43,6 MMT de processamento mais a exportação de 81 MMT e mais 4.0 MMT para sementes/outros. Neste caso, precisaria-se de uma oferta total de 128.6 MMT, o que aparentemente a safra de 2017/18 não produziu... Abraços.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Como dito, o Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. No entanto, no colonialismo, os países colonizados perdiam a sua soberania e o controle político e eram anexados ao país dominante. (fonte: google).
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Liones, meus cálculos estão certos, de forma que você pode contestar os dados da Secex. São 35 mi e alguma coisa até maio, e até a quarta semana, esse mês tem 5, já foram embarcados 9 mi de toneladas, com uma média de 500 mil por dia, a não ser que caia muito, vai passar de 11,5 mi de ton. De qualquer forma vou fazer um print desse teu comentário e esperar o dado da Secex semana que vem. Então você poderá, com certeza, contestá-los.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Não contestei mas acrescentei. Meu recado foi para os produtores ficarem melhor informados sobre o desempenho acelerado dos embarques de soja que estão 13% acima do ano passado quando a exportação total atingiu o recorde de 68,450MMT. Essa condição indica forte redução da disponibilidade de soja na entressafra, o que sugere preços sustentados pela oferta reduzida. A propósito, o prêmio de 180 cents/bu acima dos preços da CBOT já demonstra aperto na relação de oferta & demanda. Como disse Confúcio : Um Cavalheiro não ensina o que não experimentou.
-
Elton Szweryda Santos
Paulinia - SP
Sou só eu ou mais alguém nota a diferença de tratamento com os chineses? Quando é noticia do Trump, é sempre negativa, e quando é para falar dos chineses parece o site do MAPA falando do Blairo Maggi, o eficiento. Amigão do Lula e da Dilma. Mas deixando essa esculhambação de lado e falando sério, por acaso ontem calculei quanta soja o Brasil ainda tem para exportar até a próxima safra, lá por janeiro, fevereiro de 2019 e esse número é de 31 mi de ton, sem descontar essa semana. Numeros consolidados. Pois bem, quem conferiu lá no mídia agrícola, sabe que o USDA projeta importações de 108 mi de ton de soja pela china. Para facilitar o cálculo de quem quiser fazer, o consumo é o da Abiove de 43,6 mi de ton. Então temos ainda 30 mi de ton até janeiro e uma média de embarque diário em torno de 500 mil ton. Não vou aqui fazer estimativas, nem projeções, nem estimativas... Mas... a projeção da próxima colheita brasileira é em torno de 109 mi de ton com um consumo de 45 mi de ton. Sobram portanto 64 mi de ton para exportação. Se o Brasil exportar tudo para a china, vão ter que pegar 44 mi de ton em outros lugares. Teoricamente é possível isolar os produtores americanos? Teoricamente é. Mas alguém já viu vendedor pagar tributo? Pelo pouco que sei, quem paga tributo é comprador, ou seja, será que os brilhantes chineses vão tributar a si mesmos? Buenas... de um governo comunista se pode esperar tudo.