Fala Produtor - Mensagem
-
Karl Milla Guarapuava - PR 05/07/2018 20:11
-
Luiz Alberto Garcia
Rio de Janeiro - RJ
Tudo isso deve ser muito bem justificado, senão causa distorção e perde a sua razão de ser...
-
Elton Szweryda Santos
Paulinia - SP
No final da historia o produtor nao tem preço minimo, e o fretista tambem nao irá ter o frete tabelado....
Todos irao perder... isso é terceiro mundo, onde é o erro é considerado acerto!!
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Vou refazer aqui meu desafio: Os caminhoneiros aceitariam que o mesmo método para chegar ao preço mínimo dos produtos agrícolas seja usado para tabelar o frete? Sabemos que o preço mínimo da agricultura só leva em conta alguns custos e nada de rentabilidade.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Sr KARL, entendeu o argumento do sr NASCIMENTO? Preços minimos com criterios diferentes, nao da'...
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Acho que vou melhorar a sugestão. Nos empresta esse cara da ANTT que fez a tabela do frete. Pede pra ele fazer o preço mínimo do trigo e do milho. Vamos ficar ricos.
-
Tiago Gomes
Goiânia - GO
Concordo que a tabela de frete é inviável, temos que mexer em outros pontos que seja impostos sobre diesel, etc. Mas o senhor Karl tem razão vejo muitos aqui atirando pedras no setor de transporte dizendo que eles devem seguir o tal livre mercado,etc. Convenhamos amigos, parte do setor agropecuário não segue o livre mercado e jamais vai querer seguir e são setores privilegiados dentro do próprio agro, sempre estão sendo amparados pelo estado, seja por meio de juros subvencionados inclusive para custeio, leilões de estoque etc.
Já pensaram se outros setores tivessem juros baixos para custeio das atividades? O setor de transporte por exemplo não tem.
Não quero ser contra a alguns subsídios que são destinados ao setor agropecuário, só acho que soa meio hipocrisia vim falar em livre mercado, etc. Me parece que ficou bacana falar em livre mercado apenas qdo conveniente.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Todos os paises subvencionam a agriculturas... Na Uniao Europeia recebem para nao plantar, sao 250 euros por hectares (viu Thiago) e quem recebe e' meu primo (entao, estou por dentro)... Todavia temos usineiros, e grandes produtores que mamam vergonhosamente... Com relaçao ao seu comentario sobre pequenas diferenças nos juros ( subsidio de 2 ou 3% ) eu acho que esse financiamento nao e' um bem para o produtor porque estimula a produçao e avacalha o preço... Infelizmente os produtores ja' acostumaram com essa droga de receber dinheiro emprestado------Industria nao tem financiamento e desconta duplicatas a juros elevados.... Entao aquilo que você acha vantagem ,,,nao e'... Vantagem seria nao ter divida , produzir bem menos para ter rentabilidade, comer despreocupado na varanda, e mandar todos os burocratas para ,,,,,,,,
-
Luiz Alberto Garcia
Rio de Janeiro - RJ
A crítica à tabela de fretas é muito justa e correta!
Mas é preciso lembrar que, para sermos coerentes, também não deveríamos ter garantias de preço mínimo de grãos e nem subsídios agrícolas pois estes também são interferências na atividade econômica e na livre concorrência equivalentes a um tabelamento, além de uma transferência de recursos públicos gerados por todos os contribuintes para um setor privado específico.