Fala Produtor - Mensagem
-
Cesar Schmitt Maringá - PR 18/12/2018 11:19
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
O Paraná é o estado mais chato para se plantar soja. E é o que mais tem focos de ferrugem. Tem soja sendo plantada na mesma cidade de 01/09 até 31/12. Se tivesse que dar porcaria, já teria dado. Diziam que nenhuma nova molécula seria lançada em dez anos. E vemos que toda ano tem coisa nova. Por que não colocam o gene de resistência nas variedades? Funciona muito bem e as variedades são muito produtivas. É praticamente impossível criar resistência, pois na verdade a planta tem super sensibilidade ao fungo. Uma vez que é infectada, ela mata as células ao redor do fungo em germinação, matando ele de fome. Simples assim. Mas as sementeiras e as fabricantes dos fungicidas mais caros do planeta são todas comadres.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Carlos, segundo a ciência, os primeiros seres vivos que apareceram foram os unicelulares há mais de 3 bilhões de anos. Ou seja, estão aí na natureza todo esse tempo. Acredito que os métodos de controle usados não têm mostrado resultados satisfatórios para quem quer controlar, quanto aos que vivem dos insumos do controle. Ah! Esses devem viver satisfeitos.... ... ... Os seres unicelulares e os fungos que formam colonias, vão sempre estar no meio onde houver "comida farta", pois eles têm um único objetivo, que é o principio fundamental da vida ... ... PRESERVAR A ESPÉCIE ... ... ... Está mais do que na hora do setor produtivo exigir outros métodos de controle, que proporcionem um aumento de renda ao produtor.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Esse pessoal do MT, em particular essa Aprosoja, sabidamente só enxergam o próprio umbigo. Aquela região, devido à proximidade com a Bolívia, é um foco constante de inóculos. O que eles querem? Serem um novo Paraguai e Bolívia juntos? Colocar em risco todo sudeste e sul do Brasil? Ou são mais ingênuos que criança nova? E tudo isso porque um agrônomo falou que não tem risco. Como diria o senador Magno Malta: Me acorde, mamãe!.