Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 09/01/2019 01:50

    As notícias de Norte a Sul, Leste a Oeste do Brasil, dizem que vai ter quebra na produção de grãos em função de variações climáticas. Bem, isso já é consenso. Agora o percentual dessa "quebra" é mais uma vez, motivo de desavenças. Muitos dizem que vai ser alto, outros dizem que vai ser baixo. Por que, toda as vezes que ocorrem quebras de produção, os números desde o início das divulgações não têm credibilidade?

    Existe no país várias empresas que fazem seguros agrícolas. Lógico que não é a maioria dos produtores rurais que fazem a apólice, mas existe um bom número que estão segurados.

    Por que as APROSOJAS de cada estado não mantem contato com essas empresas no sentido de trocar informações, com relação a área segurada no Estado e o percentual que está com problemas e, em que nível de quebra?

    Essas seguradoras tem vários agrônomos "freelancers" que estão capacitados,para fazer a avaliação correta do fato. Outra questão, aí está envolvido o fator dinheiro, ou seja, a credibilidade dos dados avaliados, serão checados na hora da colheita, pois colhe-se uma área que é medida por GPS e a carga é levada até uma unidade recebedora, onde é pesado o caminhão. Determinando a produtividade da área colhida e, que é representativa da área segurada. Normalmente, a diferença entre o previsto e realizado, está dentro de uma faixa restrita.

    Acredito que temos que ir em busca de soluções que venham dar segurança aos produtores, que na maioria das vezes, perde na produção e perde na hora da venda, pois o mundo que o cerca, não tem credibilidade.

    0
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Bom dia, o assunto do momento é VB a quebra de safra ... mas vou mais fundo... durante o governo anterior todos os anos era a mesma ladainha, cortar verba pra seguro ... então quem sabe nesse novo governo se empenhe mais para garantir a classe que carrega as pedras... e digo mais, implementar seguro de renda!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Senhores... pelas colocações postadas aqui temos informações e opiniões de alarmistas, de medianos e dos otimistas...quem conhece soja (e tiver uma informação sem tendencia) sabe quantificar as perdas... nos "bombachas" me parece safra normal.. nos conterrâneos idem... os paranaense devem perder de 10 a 15%... os do MT do sul idem... o MT tem safra normal... já os "papa-pequi", normal...os mineiros, normal... os paulistas, idem... os do matopiba idem...então as perdas no pais situam-se na faixa de uns 5 a 8%... lembro aos senhores que na safra passada também tivemos algumas perdas pontuais... esta é minha opiniao ... por aquilo que vi e ouvi... filtrando os excessos... lembro ainda que a área plantada é maior...

      83
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Sobre seguro renda... a Aprosoja deveria aprender na Afubra como fazer... eu era piá de calca curta e meu avô fazia seguro como produtor de fumo... penso que ainda hoje devem ter... O Liones Severo deve conhecer...ou ir a SC e ver como foi feito um fundo para remunerar o produtor de suínos e bovinos quando do inicio da não vacinação contra febre aftosa... quando fui executivo de agroindústria suspendi todos os seguros das cargas...e montei um controle em paralelo entre o pagar/não pagar e usar para pagar o sinistro... Imaginem as sobras... então a aprosoja deveria encampar isto e resolver... seguro de renda do governo é igual tabela de frete que o produtor tanto reclama... Ou seja, a sociedade paga a conta via impostos..

      10
    • LAURICIO RIBEIRO DE MORAES Tangara da Serra - MT

      Sr. Dalzir, cadê os levantamentos das perdas que conseguiu extrair ? Ou são, como vc gosta de comentar em outras postagens, "na base do "achômetro"?... A propósito, aqui nos "papa-pequi" já está confirmada perda da ordem de 10 a 15%. Hoje mesmo visitei uma área em processo de colheita onde foi constatado 48 sc/ha. Na semana do dia 14/01 praticamente será dada a largada em massa na colheita e poderemos enfim saber o que aconteceu... No entanto, há uma misto de desconfiança nos produtores. Mas já há algumas constatações: Soja convencional = maior tolerância; soja precoce = menor tolerância. RESUMINDO: só quantificaremos as perdas quando for passado o detector (colhedora)..., o que for publicado se caracteriza como notória especulação, pois a fragilidade dos "levantamentos" é evidente.

      2
    • Paulo Victor Mesquita Prado São Paulo - SP

      Fala pro Dalzir dar uma passeada la no MAPITOBA pra ver a safra normal que se apresenta. MA e PI terão quebras de 15% à 20% tranquilamente.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Não

      1