Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 20/02/2019 12:14

    A mídia se sustenta porque se apoia nas notícias ruins... Já passei dos sessenta, então posso afirmar isso. Posso estar completamente errado mas vamos analisar a "estória" de um velho matuto que vivenciou os fatos.

    Hoje li uma notícia que com o fechamento da FORD em São Bernardo do Campo- SP, o sindicato dos metalúrgicos do ABC e o Dieese, estimam que impactará na cadeia de 24.000 trabalhadores.

    No final do governo João Figueiredo, idos de 1983, esse velho matuto perambulava lá pela BR 364, que liga Cuiabá-MT a Porto Velho-RO, tudo era terra, inclusive o pavimento da BR.

    Na época havia uma "crise" instalada no país e, o desemprego atingia a classe dos metalúrgicos da região Sudeste, como todas as outras. Lembro-me da quantidade de ônibus adaptados, que os profissionais desempregados, lotavam com tornos, máquinas de solda e, seus familiares; indo para a "Califórnia Brasileira", que na época era o novo Estado de Rondônia. Com essa migração o estado foi muito premiado pois, era uma mão-de-obra com qualidades superiores aos dos estados vizinhos.

    Ocorre que naquela época existia espaço físico (território) para ser ocupado mas, e hoje, qual é a realidade?

    Você vê que ainda existe espaços mas, são bem menores pois, já passamos de 200 milhões. Mas, o que isso tem a ver?

    Que as pessoas têm que possuir o "capital" intelectual pois, segundo a minha mãe: O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO!

    Em outras palavras, a sua presença, em qualquer lugar, terá um valor físico igual à todos mas, o valor monetário será diferenciado de acordo com sua capacidade intelectual.

    Então, todas essas notícias alarmistas é só para "moldar" a opinião pública, onde os que defendem os pobres são os mocinhos e, os que ganham mais de acordo com sua capacidade, são os bandidos.

    3
    • geraldo gentile Ibaiti - PR

      Que coincidência da vida. Também estive em Rondônia no mesmo ano de 1983 até 1988. Trabalhei em Cacoal e Região. Ótima época para estar em Rondônia. De ônibus, na estação seca, 03 dias e 03 noites para chegar lá. Pelo terrível "areião" do Mato Grosso. Sem tomar banho, sem nenhum conforto. Em 1984 a baixa do Madeira e o Estado sem óleo Diesel e sem energia. Em Cacoal a cidade foi tomada por vândalos que a saquearam e puseram fogo na Prefeitura, na Ceron, no almoxarifado, nos depósitos de combustível. Luta contra o exército comandados pelo valente Tenente Pires. Em Outubro/1985, 42 (quarenta e dois) assassinatos no perímetro urbano do Município! Bons tempos. Muita saudade.

      0