Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 20/03/2019 23:16

    Vai um recado pros especialistas de mercados no estado de Goiás, procurem seguradoras e vejam qual é a magnitude de sinistros nas lavouras de soja, pra aqueles que falam que a quebra vai ser de 10 % neste meu estado querido, que me acolheu, saibam que as quebras vão ser bem maiores. Muitos talhões apresentando produtividades próximas de 25 sacas por hectare e na mesma fazenda outros talhões apresentando produções de 55 sacas por hectare e até um pouco acima. No geral, não vai ser um total desastre, porém a maior parte dos produtores encontrarão muitas dificuldades nesta safra 2018/2019. Todos os produtores de grãos sabem que quando há uma quebra muito grande em uma áreas de cultivo é difícil recupera-la com produções boas em outras áreas. Acredito que na minha região onde planto, essa quebra passe tranquilamente dos 20%. Essa safra, ainda vai durar alguns dias pra acabar, quando concluir esta safra pode esperar grandes variações nas milhões de toneladas de soja que o Brasil produz.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr ELCIO o senhor e' um emerito produtor----Nao esmoreça----Utilize o fato como algo a ser vencido----Eu li muito material neste espaço de varias tecnicas para fomentar e aprofundar o enraizamento da cultura no intuito de alcançar maior disponibilidade de agua---

      1
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Oi Carlo Meloni, onde faço safrinha utilizo milho com brachiaria e girassol com brachiaria, onde é área de pousio, faço milheto com brachiaria, apesar da brachiaria ter ajudado muito no aprofundamento das raízes de soja e milho no verão, há situações que ocorreu este ano que não há soluções, vc pode até diminuir as perdas por ensolação e falta de umidade como ocorreu em janeiro de 2019, porém não há milagres para um mês que em determinada região choveu entre 20 a 60 mm e evapotranspirou do solo 180 mm ocorrendo este fato em plena fase de granação. Muitas noticias estão generalizando o estado de Goiás apenas ao sudoeste goiano, o sudoeste foi a região menos penalizado, no entorno de Brasília, sul e norte do Goiás a quebra de safra vai ser grande.

      0