Fala Produtor - Mensagem
-
marlon paniagua SAO PAULO - SP 03/04/2019 09:48
-
geraldo emanuel prizon
Coromandel - MG
Certíssimo Sr. Marlon! A Anec quer fazer crer numa exportação menor como sendo decorrente de dificuldades dos mercados demandantes, quando sabemos que elas serão menores em decorrência da safra menor, aliada a estoques zerados e uma possível melhor demanda interna para rações.
-
marlon paniagua
SAO PAULO - SP
Isso mesmo Geraldo, .. ótima e feliz colocação, agora hoje pela manha sai essa reportagem "Mercados da China fecham em máxima de mais de 1 ano com expectativa por comércio e estímulo".... cabe agora ao produtor brasileiro saber segurar a soja e aproveitar esse momento de franca necessidade de vir buscar a soja brasileira pelos chineses, independente de acordo ou nao..., e nao se fazer como alguns orgaos governamentais que alimentam a utopia de uma outra realidade, tantas incertezas pela frente , reforma da previdencia que nao vai, mercado climatico americano por vir e por aí vai..., ano passado foi generoso com o produtor brasileiro que soube esperar , premios nos portos chegaram proximos dos 3 dolares por bushel..., por que esse ano seja em premio ou ate mesmo em chicago que a maioria dos experts dizem nao ter chance alguma de ultrapassar os us$ 10,50 o bu , baseado em que? bola de cristal?
A demanda está aí presente sempre e crescente nao vai mudar , a oferta sim muda , entao prudencia e muita calma nessa hora , a bolsa esta nessa ladainha completando um ano..., pior que esta nao vai mudar..., fica a mensagem sem qualquer interesse produtor brasileiro
-
geraldo emanuel prizon
Coromandel - MG
"Anec reduz em 6 milhoes sua previsao para exportacao de soja para esse ano de 2019"..., só isso ja seria uma demonstraçao que a safra nao será os tais 116/117 milhoes anunciados nos ultimos relatorios ... Nos EUA há informacao oficiosa de que se tem muito mais soja submersa que milho, e que a situacao deverá se agravar mais ainda para os proximos dias, conforme o quadro climatico potencializando mais chuvas nos estados de Nebraska, Iowa e Kansas... Com acordo comercial com a China é evidente que a situacao
dos precos em Chicago melhoraria imediatamente, mas sem tambem melhorar tambem os tais estoques mundiais , que vao evaporar do nada, porque eles sao irreais... UE + China irao comprar mais e mais à medida que a situacao economica por la vai melhorando... mas nao havera soja para o esmagamento no Brasil caso continuem exportando nessa velocidade atual... vender agora arbitrando somente a relacao cambial é um equivoco, outro equivoco éh achar que os premios irao ceder... é natural para os meses de abril e maio eles se acomodarem , mas o que farao as plantas esmagadoras quando tiverem que pensar na possibilidade de parar sua unidades por falta de graos? assumir um custo superior a 30 dolares por tonelada com elas paradas ou repassar esse custo e comprar para garantir seu abastecimento ?
SENHORES, cautela ... pois o jogo ainda nem comecou e o produtor brasileiro ja vendeu 50 por cento da safra 2019.