Fala Produtor - Mensagem

  • rogerio vian Mineiros - GO 24/06/2020 20:58

    Boa noite amigos Vinícius, Elton, Rafael e Gilberto. Me chamo Rogério Vian, sou agricultor em Mineiros-GO. Sou produtor de soja, milho, sorgo, feijão, cana de açúcar e eucalipto. Há aproximadamente 7 anos criamos o Gaas (grupo associado de agricultura sustentável), sou o atual presidente. Éramos meia dúzia de agricultores há 7 anos atrás, hoje somos mais de 3 mil integrantes.

    Nosso modelo de agricultura leva em conta todos os modelos existentes (orgânico, biodinâmico, sintrópico, permacultura, convencional...). Leva em conta o uso de insumos regionais, como pó de rochas, fosfato natural, inundação biológica com bactérias, fungos e EMs produzidos na própria propriedade. Plantei 402 has de soja orgânica nessa safra e agora estou 250 has de sorgo e 150 has milho orgânicos na safrinha.

    Sao mais de 2,5 milhões de has nesse modelo de agricultura no Brasil atualmente. Somos o caminho do meio, amigos, nenhum extremo ganha nessa discussão.

    Vinícius, o sr. Ernst Gosth trabalha com a gente e estamos trazendo a sintropia para a agricultura em larga escala.

    4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Rogério, eu gostaria de saber se além das Aprosojas Brasil e GO, se o grupo tem financiamento ou patrocinio de algum banco, ONG, se te ligações com alguma entidade ou grupo organizado. Pegunto isso por que é preciso um boa estrutura para produzir tudo isso que voce produz, a não ser que seja uma coisa familiar o que acredito não ser o caso pois um dos estusiastas dessas práticas falou em comercialização e tais... Essa agricultura sustentável que voces falam é sustentável economicamente? Ou é como tantos outros negócios financiados que com o tempo se tornam inviáveis?

      10
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Outra pergunta, Ernst Gosth tem alguma ligação com o clube de Roma?

      9
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Eu não sou contra esse projeto. Na minha opinião o Brasil é muito grande e variado, por exemplo: aqui na minha região a terra é comercializada na faixa de R$ 800 a 1000 sacas de soja por hectare, será que seria viável esse modelo de Agricultura em cima de uma terra tão cara? Qual agricultor estaria disposto a plantar eucalipto ou pinos em uma parte da área? Aqui nem a pecuária de corte (feita depois da soja) está sendo viável. Cada produtor rural tem que aplicar o que ele considera ser viável economicamente em sua região

      2
    • Guilherme Pedro Viero Formosa - GO

      https://www.solubio.agr.br/

      1
    • Guilherme Pedro Viero Formosa - GO

      https://www.koppert.com.br/

      1
    • Vinicius caetano martin curitiba - PR

      Concordo que cada situação merece uma atenção especial...mas grandes produtores de Goiás estão conseguindo reduzir seus custos com fertilizantes usando pó de rocha ...o que faz diminuirem os gastos com fungicidas e até diminuir as pulverizações de inseticidas pela maior resistencia das plantas ...barreiras vegetadas evitam as perdas de umidade e os cultivos biodiversos em linha provam ser mais seguros para o agricultor... mas tudo esta sendo feito agora e precisa adaptar a cada região...tem que ir atrás...

      1