Fala Produtor - Mensagem

  • REGINALDO ANTONIO GARCIA DE OLIVEIRA Chapadão do Sul - MS 19/07/2020 10:58

    Meus cumprimentos a todos... Muito bem, André Assmann... Sr Paulo, sua colocação nos faz entender que as revendas de insumos é a pedra no sapato dos produtores, assim a revenda de máquinas agrícolas, as revenda da Toyota, Ford, Chevrolet, também se enquadram no mesmo seguimento das revendas de insumos, até mesmo o supermercado ... etc.

    Vamos ser francos e honestos com nós mesmos, todos estamos no mesmo barco...

    AS REVENDAS DE INSUMOS FOI, É, E SEMPRE SERÁ PARCEIRO DO PRODUTOR RURAL, e não um parasita como dá a entender a sua entrevista..., não podemos generalizar e colocar todos distribuidores de insumos em um SÓ BALAIO.

    Assim como os Produtores Rurais, os revendedores distribuidores de insumos do agronegócio brasileiro, SOFREU , DESBRAVOU, CRESCEU E QUEBROU, TEVE ALEGRIAS E TRISTEZAS, TUDO AO LADO DO PRODUTOR AGROPECUÁRIO... AJUDOU A CRESCER O COMÉRCIO NAS MAIS DIVERSAS REGIÕES DO NOSSO PAÍS, DESBRAVANDO FRONTEIRAS E ACOMPANHANDO NOSSO PRODUTOR RURAL EM CADA EMPREITADA.

    Quanto à diferença de preços, é claro que um agricultor com dinheiro na mão, comprando à vista, vai economizar muito, pois deixa de pagar muitos juros, e compra no melhor momento, mas isso é do mercado mundial de qualquer segmento do mundo, industrial, turismo, etc...

    Garanto que todos os revendedores/distribuidores gostariam de ter clientes produtores rurais capitalizados comprando à vista, pagando em dia seus insumos, e diminuindo os riscos de inadimplência.

    Esse negócio de pacote, como o senhor falou na entrevista, não é bem assim; pode até acontecer, mas o cliente (produtor rural) não é obrigado a comprar algo que ele não vai usar ou que não seja necessário em sua lavoura..., existem várias opções de tratamentos fitossanitários, tecnologias e pacotes, até mesmo dentro do mesmo distribuidor, ... também tem vários distribuidores que ele pode escolher para comprar.

    Não podemos esquecer as origens, os parceiros, os amigos. Acredito que as revendas ou distribuidores tiveram um papel muito importante ao lado do Produtor Rural, levando tecnologias, inovações e produtos ao longos dos anos, contribuindo e ajudando o agronegócio chegar ao patamar que se encontra hoje.

    E assim como os Produtores Rurais que hoje se tornam empresários, os Distribuidores ou Revendas também passam por transformações e atualizações para melhor atender e continuar a parceria com Produtor Rural nessa nova era tecnológica.

    ABRAÇÃO à mídia, ao Notícias Agrícolas, ao nossos Produtores Rurais, a todos distribuidores revendedores de insumos, e a todas pessoas que fazem parte e trabalham e lutam em pró ao AGRONEGÓCIO do nosso Brasil.

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    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Com certeza um não vive sem o outro... mas temos que ser francos, que existe um EMPURROMETRO, isso sim... começando pelas multinacionais que fazem vendas casadas com as revendas... tem também os tal enraizador, adubos foliares, anti- derivas ... e por aí vai...

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    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Caro Reginaldo, um tanto ampla e inquestionável suas reflexões... Tendo eu berço no comercio, e vivendo até hoje prestando serviços através de várias empresas que atuam fundamentalmente dentro do agro, é justamente o que me leva a questionar algumas práticas comercias de grande valia, que, a meu modo de ver, se tornaram extorsivas ao longo do tempo. Queira eu ou não, tal prática comercial antecede em muito os dias de hoje e, certamente, é mais um meio de o sojicultor descapitalizado viabilizar sua produção. Porém, diante da falta de outras alternativas para obtenção de crédito e a necessidade de dar sequência à sua atividade, o pequeno e médio produtor acabam obrigados a aceitar uma prática desleal de comercialização... Tenho a meta de mostrar por onde escorre o lucro dos produtores que possuam pouca ou nenhuma liquidez, diante disso não poderia eu deixar de abordar esse assunto desagradável. Mas não sendo dono da razão, deixo um questionamento: "É boa prática comercial nós, produtores, levarmos um pacote formado somente de insumos que a empresa possui em seus estoques, e não pelos que precisamos -- sem sabermos qual o preço que estamos pagando, e muito menos sem saber quanto de juros estamos pagando?".

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    • Darlan Simon cafelandia - PR

      Reginaldo, bom dia. Maravilhosa sua leitura de mercado, sou engenheiro agronomo, ajudo alguns produtores nas tomadas de decisões e tbm sou parceiro em uma empresa de gestão agrícola...., NUNCA vi isso que foi falado pelo Nicola, não, que ele esteja errado, mas, se o produtor faz troca de grãos por unidade de produto, ele já sabe o custo!!! ex: compro 20 litros de glifosato por 5 sacas de soja, se a soja vale R$ 80,00, pronto o custo do litro de glifosato que estou comprando é = R$ 20,00 reais / litro, simples assim, com data pré definida de entrega do produto. Se o produtor achar que isso é caro, pronto, não compre ou negocie para compra por 4,5 - 4,8 sacas. Pra mim, "minha percepção" Nicola tentou jogar alto esse valor ( 22-26%) para induz produtores a procurar consultoria de gestão, minha percepção. Mas é muito importante o alerta que o Nicola fez. Em várias analises que fizemos com produtores que atendemos na Gestoagro, notamos que realmente eles não analisam dados antes de decidir por uma compra, e isso sim é fundamental, Nicola falou muito bem e a entrevista dele foi muito importante. Nicola, temos que cuidar por que uma noticia mau interpretada pode se tornar verdadeira, e voce acaba desmerecendo Vários bons empresários que ajudam e fazem o Agronegocio girar, visto a grande dificuldade de capital de giro que esses empresários tem. Parabéns ao Noticias agrícolas e ao Nicola pelo trabalho que fazem. Abraços...

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    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Bom dia Darlan, destes o exemplo para o caso de um produto, mas estamos falando de um pacote fechado onde possuem "n" produtos. Como identificarmos os preços? Tenho uma planilha com os preços individual de todos os produtos (preços à vista), calculando assim o preço final do "pacote" e podes apostar, fui generoso ao falar em um acréscimo médio de 24%... e lembrando que meu foco é refletir o quanto isso afeta o lucro bruto. Considero normal um lucro bruto de 25% (com arrendamento incluso) para um nível administrativo médio, e vamos analisar todos os passos impensados que possam reduzir esse lucro a zero....

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    • Darlan Simon cafelandia - PR

      Sr. Paulo Nicola, bom dia. Maravilha, mais uma vez, parabéns. O trabalho de estimular o produtor rural a pensar mais e fazer mais contas é fundamental realmente, ... trabalho com alguns clientes que evoluíram muito depois das analises que entregamos. Realmente, conseguimos melhorar as margens dos produtores com o simples trabalho de pensar junto com eles e analisar o todo, não simplesmente a compra, e isso é fundamental. Analisamos a propriedade como um todo e aí sim, conseguimos ter melhorias expressivas em rentabilidade. Exemplo que eu coloquei foi sim de um produto apenas, mas isso pode ser elevado a um pacote, com simples analise de mercado que fazemos e base histórica que utilizamos nos trabalhos. Uma pena saber que tem produtor perdendo dinheiro no nível que voce comentou, ... mesmo achando improvável, mas, fico com pena. Abraços

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