Fala Produtor - Mensagem

  • Ivo Bortolassi Foz do yguacu - PR 26/01/2022 15:58

    Uma grande pergunta, sabe-se que existem 95 mt de estoque, bom assim dizem. Será que realmente existe esse tal estoque físico? Ou serve somente como um moderador de preços.

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Ivo, o que posso dizer é que é uma confusão danada. Os estoques no Brasil são estimados de janeiro a janeiro, nos EUA de setembro a setembro. Então quando o USDA estima o estoque brasileiro, é a produção consolidada menos o que foi consumido e exportado até setembro, para o USDA esse é o estoque brasileiro, e o estoque deles é o que sobrou do ano corrente considerado de setembro a setembro. A argentina da mesma forma, bem como o Paraguai. Portanto o consumo e exportação da américa do sul nos meses de outubro, novembro e dezembro são contados pelo USDA como estoque, e para a Conab não. Existe solução para esse problema, o que não existe é quem queira solucionar.

      4
    • Ivo Bortolassi Foz do yguacu - PR

      Amigo Rodrigo, sempre acompanho seus comentários sempre muito sensatos e coerente. Hoje toda quebra de produção tanto Brasil, quanto restante da AMS. Se trata de estimativas. Pergunto chegará o momento que deixará de ser

      Estimativa para a realidade quando encerrar a colheita tanto da soja quanto milho?

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Ivo, eu acredito que a Conab vai reduzir o próximo relatório para 135 mi do ton de soja. E fazer o que sempre fez, esperar para ajustar o relatório em fevereiro. Aliás a Conab sempre estima as safras para cima e ajusta para baixo. Quando erram fragorosamente aumentam os estoques do nada, soja e milho dão cria nos armazéns da Conab, e é dessa forma, nunca estimam para baixo com possibilidade de ajustar para cima a produção, tem método.

      2
    • Ivo Bortolassi Foz do yguacu - PR

      Mas chegará o momento do fim dá colheita, e os números verdadeiros aparecerão ou ainda assim irão manipular?

      1