Fala Produtor - Mensagem

  • Emerson Luiz Romanha Santa Terezinha de Itaipu - PR 08/02/2012 23:00

    Trabalhei no Paraguay por 12 anos e conheço todas as regiões produtoras de soja..., conheço vários produtores que moram em minha cidade e tem suas propriedades por lá, e, pelos relatos que tenho, a situação do clima por lá está critica, similar ao extremo oeste do Paraná... Só para se ter uma idéia, no sul da Ruta Internacional (rodovia que liga a Cidade do Leste á capital Assuncion), que equivale a 2/3 da produção de soja do Paraguay, as perdas são de aproximadamente 50%, e ao norte que equivale a 1/3 da produção as perdas são de aproximadamente 35%. Também discordo da Safras & Mercado dizendo que a produção de soja do Paraguay vai ficar em torno de 7,5 milhões de toneladas, eu acho que eles estão mal informados, eu acredito pelo que eu vi há uns 15 dias atrás, e pelos relatos de produtores e de empresas ligadas á comercialização de grão e insumos agrícolas, que a produção deva ficar entre a 6,0 a 6,5 milhões de toneladas.

    Vejam nesta notícia que no Oeste do Paraná a situação está critica mesmo: "O Prefeito de Entre Rios do Oeste, Elcio Zimmermann, assinou na tarde desta sexta-feira (03) o Decreto Nº 003/2012, que declara a situação de emergência em todo o território do município afetado pelo longo período de estiagem.

    A ação se dá pelos danos causados em razão da seca, que está causando prejuízos econômicos e sociais em todo o setor de agronegócios, acumulando perdas significativas. Segundo avaliação do Departamento de Economia Rural (Deral) – da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Governo do Paraná – a estimativa de perda pode chegar a 60% na produção de soja e 35% na de milho. A situação de emergência terá a duração de 60 dias, podendo ser prolongada".

    Fonte: http://www.blogdolago.com/page/4

    0