Fala Produtor - Mensagem

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA 01/04/2013 00:00

    Somados os embarques de soja e milho deste ano, constata-se que os nossos portos embarcaram 10% a mais que em igual periodo em 2012. Logo, um crescimento "chinês"... O que detonou os embarques da nova safra de soja (e está proporcionando essa fila de caminhões e navios), foi o embarque de milho. Algo inédito e completamente inesperado, e da safra passada... Portanto afirmar que a safra deste ano é enorme ao ponto de congestionar os portos é tentar tumultuar o mercado. Agora, a safrinha do ano passado foi salva pelas exportações.

    E a de 2013? Onde colocar, e onde colocar 35 milhões ton de milho???. Com o atraso dos embarques, em parte causado pelo milho de 2012, mais a safra de soja, os armazéns estarão ainda com soja por ocasião da colheita. Por outro lado, com 38 milhões de ton de soja à exportar e quase tudo contratado, não sobrará espaço para o milho para os proximos 6 meses...

    Isso é o resultado de falta de planejamento, de uma "corrida dos ratos"... Plantar por plantar, sem planejar o pós colheita..., não somos competitivos em milho..., estou falando do centro-oeste..., se fossem, por que não plantam milho na principal???, só serve para humilhar-se junto ao governo, esquecendo-se de demandas mais necessárias... Já, já, vem a choradeira por subsídios ao frete, para enviar às regiões carentes do Nordeste, em detrimento dos que aqui plantam e sofrem esta desleal concorrência.

    Comentário referente a notícia: [b]Embarque de soja do Brasil recua em março ante 2012[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=119815

    0