Fala Produtor - Mensagem

  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR 17/06/2013 00:00

    Prezados senhores, sou índio guarani e tive a oportunidade de ter um pouco de estudo. Vou falar segundo os fatos... Temos aqui no Paraná uma terra a ser demarcada, que os proprietários reconhecem como indígena. Inclusive em minha cidade não teve protesto contra demarcação... Afinal, tem proprietário com pastagem em cima do cemitério indígena... Mas há um tempo atrás, um grande fazendeiro e industrial distribuiu um texto mentiroso de que os índios queriam tomar a cidade e a região, e que a cidade seria esvaziada. A notícia correu, proprietários até de município vizinho ficaram apavorados. Uma professora leu o texto numa escola da cidade (com criança indígena presente)... O direito indígena seria mesmo cerca de 12.000 hectares, mas ficou decidido que para não criar transtornos ficaria em cerca de 1.200 hectares. É uma terra de que os parentes foram retirados e depois colonizada...

    Hoje o mesmo fato pode estar acontecendo em muitos lugares. A mentira e a potencialização dos problemas podem estar sendo divulgada como verdade, com a voz oficial de ruralistas alienadores (nem todos são).

    Sabemos que pode haver erros da Funai e que pode ter índios cometendo crime ou sendo oportunista, mas o que é injusto é generalizar.

    Deixo aqui uma sugestão de leitura:

    - Livro Partido da Terra: como os políticos conquistam o território brasileiro

    - Relatório Figueiredo (documento oficial que consta genocídio, torturas, vendas de terras indígenas, no tempo da ditadura militar)

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Após desentendimento com indígena, produtor rural é morto em Douradina (MS)[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=120599

    0