Fala Produtor - Mensagem

  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR 17/06/2013 00:00

    Caro Dalzir, vejo com preocupação as ongs, universidades e outras presenças e as reais intenções em terras indígenas. Por outro lado, muitas têm contribuído de fato para a questão indígena. É necessário analisar cada caso. As leitura que sugeri são documentação dos fatos. Se a igreja catolica (por meio do cimi) incentiva o índio a roubar e praticar os outros atos mencionados, eu ainda não sei, pelo menos por aqui não acontece.

    Deixo aqui alguns pontos para os leitores analisar:

    As terras indígenas devem ser demarcadas, e os proprietários de boa fé devem ser indenizados (no meu entendimento não só de agora para frente, mas também os que já ha muito tempo foram retirados das terras demarcadas sem direito a nada).

    Os grileiros tem de ser retirados das terras indígenas ou outras da União, e condenados.

    Os povos indígenas na medida de sua integração à sociedade devem se tornar auto-sustentáveis, pois a realidade pede isso e a Funai tem política nesse sentido.

    Dos 13% do território nacional que são terras indígenas grande parte são matas nativas, morros e terras ruins (os ruralistas não falam disso). As matas devem ser conservadas, e isso é positivo para toda a sociedade (e para as muitas formas de vida da mata). Se tem índio que desmata, ele deve ser incriminado.

    A bancada ruralista não menciona que poucos proprietários já abocanharam mais de 40% das terras da União (e será que essa concentração de terras não vai aumentar?).

    Já os povos indígenas são milhares e milhares de famílias e muitas aldeias são minúsculas.

    Erros ou crimes de agentes da Funai não justifica a extinção do órgão, que foi criado por lei, e tem um papel fundamental na administração de todas as terras indígenas, pois muita coisa não se pode fazer sem a representação oficial porque as terras indígenas são da União.

    Não podemos ver a Funai apenas como um órgão corrupto, isso seria uma generalização irresponsável.

    A PEC 215 é inconstitucional pois os congressistas exerceriam praticamente os três poderes da União. Sendo eles legislativos, fariam o papel do Executivo e também julgariam o mérito das demarcações.

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Após desentendimento com indígena, produtor rural é morto em Douradina (MS)[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=120599

    0