Fala Produtor - Mensagem

  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR 04/03/2014 00:00

    É difícil justificar agronomicamente a prática da safrinha de soja ou de milho. Com o cultivo repetido, oferecemos alimentos e hospedeiros abundantes para pragas e doenças, influenciando negativamente as culturas subsequentes.

    Veja o caso do milho safrinha: aqui na região oeste do Paraná esta prática necessita de 03 aplicações de fungicidas para completar o ciclo, e se tornou um depósito abundante de lagartas e percevejos.... A soja safrinha segue para o mesmo destino.... Mas o agricultor tenta, a todo custo, viabilizar sua atividade. Ele tem que plantar algo no inverno para diluir seus custos fixos, com máquinas e funcionários. A vocação natural de nossa região seria o plantio de culturas de inverno, como trigo, triticale, cevada, aveia branca, etc... Mas graças a uma política agrícola inexistente, os agricultores se viram como podem.... O Brasil poderia se tornar facilmente num exportador de trigo, ao invés de um dos maiores importadores, mas isto não beneficiaria em nada a indústria moageira, quem tem facilidades enormes para comprar trigo de outros países.

    Isto só vai mudar quando, por uma catástrofe, o suprimento externo cessar , e o povão gritar no Jornal Nacional reclamando do preço do pãozinho. Uma guerra civil na Ucrânia teria este efeito...

    O circo sempre estará disponível na televisão. Já o pão pode faltar.

    0