Fala Produtor - Mensagem

  • Liones Severo Porto Alegre - RS 26/03/2014 00:00

    Sr. Glauber Silveira, se essa medida for efetivada (cobrança de 9% na exportação da soja), poderá ser a última "burrada" desse governo... Fora os impostos normais, os produtores brasileiros já pagam o pesado ônus da desastrosa logística brasileira, com o custo 5 vezes superior aos nossos competidores argentinos e americanos e, ainda arcando com custo de 2,0 bilhões de dólares somente em sobre-estadia (demurrage) dos navios que carregaram soja em portos brasileiros, como aconteceu no ano passado... Além disso, o Governo brasileiro não pode implementá-la a seu bel prazer por ser uma medida unilateral nas relações de comércio internacional, e, em consequencia, o Brasil poderá ser fortemente retaliado em todos os seus produtos exportáveis, seja na soja e subprodutos, café, carnes, algodão, tabaco, etc.

    Criar uma medida para tirar a competitividade da produção agrícola brasileira, o único país que detêm em grandeza os recursos naturais, capaz de ser o celeiro de alimentos para a humanidade. Será o mesmo que condenar à morte os 842 milhões de famintos e mais de 2,5 bilhões de pobres, existentes no mundo, que ainda não conseguiram se beneficiar de dietas com proteína animal, totalmente dependente do farelo de soja, o principal alimentador dos rebanhos e aves a nível mundial.

    O Brasil não está em posição de confrontar o mundo, visto que em apenas 2 anos eclodiram 210 convulsões sociais ao redor do mundo, todas atribuídas à falta de alimentos... Seria, também, uma afronta aos apelos da FAO e da OCDE para que os países produtores aumentem suas produções agrícolas para sustentar o crescimento demográfico em grande expansão, principalmente entre as populações mais pobres.

    Grande abraço.

    Comentário referente a notícia: [b]Se o USDA acertar desta vez, teremos um grande problema, por Glauber Silveira[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=136889

    0