Fala Produtor - Mensagem

  • Lygia Pimentel Bebedouro - SP 09/04/2014 00:00

    Amigo Dalzir, primeiramente acredito que absolutamente ninguém detém completo conhecimento e acerto a respeito do mercado. Portanto, peço sinceras desculpas se deixei transparecer desta forma ao expor minha opinião e afirmo que a intenção é exatamente a oposta. Arrogância é, certamente, algo que não combina com minha posição ou a de qualquer pessoa que esteja exposta ao mercado.

    Em segundo lugar, seu comentário não foi o único direcionado à entrevista que cedi no dia 17/03. Portanto, minha réplica foi direcionada a todos que nos lêem. Peço que observe em próximas oportunidades.

    Terceiramente, desafio qualquer pessoa com o mínimo de contato com o mercado pecuário a transcorrer todas as variáveis que influenciam os preços em uma entrevista com duração efetiva de 3 minutos. Já adianto que eu não fui capaz de tal feito, mas no dia-a-dia do mercado e juntamente com os clientes certamente ampliamos nosso leque de análise.

    Por último, estatísticas de minha empresa FCStone, em combinação com dados do MAPA ajustadas por outros indicadores mostram estoque recorde de bezerros entre 2012 e 2013, além de nossa pesquisa de intenção de confinamento apontar alta de 12% para a atividade em 2014, não somente pela alta recente da arroba (no caso da atividade especulativa), mas também pela seca que estimulou a colocação antecipada de animais no confinamento para maior alívio das pastagens (no caso da atividade estratégica). Isso poderá pressionar o mercado em algum momento. Mas é apenas minha visão e não significa que ocorrerá. A intenção não é acertar todas, mas sim tomar medidas para não deixar que essa possibilidade atrapalhe as contas.

    Por último, meu viés não é negativo para o ano. Pelo contrário. Meu comentário foi apenas para chamar a atenção a um possível enfraquecimento momentâneo, ocorrido efetivamente neste início de abril como se pode observar, que é típico do período de safra e também pena grande diferença entre frango/boi no varejo, que no momento prejudica o consumo da proteína vermelha, mas que em breve deverá se ajustar pelos spreads entre as carnes concorrentes.

    Na minha opinião pessoal (ninguém precisa concordar), nenhum mercado se movimenta dentro de uma tendência sem oscilações, e foi para essa oscilação que eu pretendi chamar a atenção no dia da entrevista.

    Agradeço o feedback sobre meu linguajar ser complexo. Procurarei simplificar o máximo possível em próximos convites para entrevistas. É importante estar próximo de quem nos escuta.

    E, finalmente, nada recebo em troca desses trechos de opinião. A intenção é auxiliar no momento da tomada de decisão. Caso não sirva ao seu caso específico nem ao seu nível de experiência no mercado, que certamente é maior que o meu, peço que desconsidere meus comentários e agradeço pela atenção dedicada recentemente.

    Um forte abraço!

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Arroba do boi gordo continua em alta, devido a oferta curta[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=136429

    0