Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 24/05/2014 00:00

    Sr. Liones Severo, já é de domínio público sua sabedoria, sinto-me constrangido em “emendar” um comentário do senhor, referente à mensagem endereçada ao Sr. Leandro Fabiani, mas acho que pode ser positivo àqueles que estão no sistema produtivo.

    Em qualquer sistema de produção um dos objetivos mais importantes é: “CUSTO X BENEFÍCIO”. O custo gira em torno de R$ 20,00/há. Quanto ao benefício deixo a palavra para os que são “DOUTORES” no assunto.

    Existem no Brasil empresas que produzem em laboratório um parasitoide de ovos de lepidópteros, no caso ele parasita 150 espécies, como a lagarta da soja, lagarta das axilas da soja, lagarta do cartucho do milho. Além de controlar estas pragas, controla também com eficiência a lagarta da espiga do milho, que é do gênero Helicoverpa, pois o nome científico desta praga é Helicoverpa zea; e mais 146 espécies. Segundo informações é também um exímio parasita dos ovos da Helicoverpa armigera, mesmo gênero da lagarta da espiga do milho, esta nova praga que amedronta 11 de cada 10 produtores rurais.

    Ah! O nome do parasitoide é: Trichogramma pretosium e o responsável pela sua aplicação no Brasil, o Professor Doutor José Roberto Postali Parra, ESALQ-USP, que merece todos os méritos, pois há décadas que trabalha com este parasitoide e, no inicio dos anos 70, escutei do próprio que na Europa este parasitoide era liberado por via aérea (helicóptero) em países da Europa, para controle biológico das pragas de culturas.

    ESPERO TER CONTRIBUÍDO!

    Comentário referente a notícia: [b]Proibir o cultivo da soja safrinha ou investir em tecnologia para viabilizá-lo? Por Valdir Fries[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=139765

    0