Fala Produtor - Mensagem

  • Waldir Sversutti Maringá - PR 26/11/2008 23:00

    AGRICULTURAL ADJUSTMENT ACT – EUA – 1933

    Tem duas frases na letra de uma música cantada pelo Pe Zezinho que diz: 1ª. “ Acreditar na justiça e na paz, mesmo quando a mentira parece vencer ”

    Particularmente para o produtor rural brasileiro, está difícil acreditar nisso. O que esta ocorrendo na agricultura brasileira, mais parece acontecimentos da idade média, quando o coletor de impostos aparecia nas fazendas para confiscar a produção de alimentos e os produtores indefesos nada podiam fazer.

    Aqui, ha tempos que confiscam a renda do campo, através de diversas manobras, (Plano COLOR, confisco, corte de liquidez, preços no chão, cobranças de índices ilegais nas dívidas; FHC, cambio manipulado, poupança louca e juros asfixiantes; LULA/ cambio manipulado, falta de financiamento), manobras que vem desde o ano 1990. Parece até que vejo o diálogo entre o surdo (aquele que confisca e não ouve o clamor) e o mudo indefeso, (aquele que produz, fica sem a renda, acha que nada pode fazer e deixa pra lá, como está, pra ver como é que fica). Quando isso vai acabar ?

    DIÁLOGO IMAGINÁRIO: Governo : “”” Companheiros, eu já estive aqui por varias vezes no passado recente, levei toda a renda anual da sua produção pq precisei dela para fazer caridade com o pessoal da cidade, sabe como são as coisas por lá, o pessoal precisa comer bacalhau e caviar barato, viajar para a Europa todos os anos, importar bugigangas, carrões, etc. Se o dólar não estiver barato o pessoal vai reclamar, por isso vou ter que levar sua renda tb deste ano, mais uma vez. Mas acho que você não deve se preocupar, sempre damos um jeito, se a coisa apertar vamos prorrogar suas dívidas tudo de novo, ok ? Fique bonzinho aí, durma bem ! Se faltar dinheiro para o supermercado venda a bicicleta que não está financiada ! “””

    Por isso é bom ver a 2ª. frase da mesma música: “”” Forte é quem grita, sem ódio e sem medo, a verdade maior “””

    Vamos pois, iniciar a mobilização para que, o governo e a sociedade, respeite e entenda que a renda e a paz do campo, são necessários e de interesse público e uma questão de SEGURANÇA ALIMENTAR DA NAÇÃO, revisando a Lei Agrícola 8.171/91, com o objetivo de fazê-la:

    1º. Garantir a atualização dos preços mínimos com base nos custos do ano do plantio.

    2º. Principalmente, G A R A N T I R A SUSTENTAÇÃO DA RENDA DO CAMPO, previsão que já consta na Lei, quando diz textualmente: "a agricultura deve proporcionar, aos que a ela se dediquem, rentabilidade compatível com a de outros setores da economia"; "acabando com as diversas inseguranças que o produtor rural brasileiro vem enfrentando, nos últimos tempos, inseguranças essas que o produtor americano não tem com o AGRICULTURAL ADJUSTMENT ACT, desde 1933".

    3º. Como são obrigatórios o cumprimento das diversas Legislações, principalmente a função social (emprego e impostos) e a manutenção de índices mínimos de produtividade para não cair nas garras dos MST da vida, O AGRICULTOR NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA, SENÃO PLANTAR, NEM QUE SEJA NO ESCURO. Se é assim, é também uma obrigação de ESTADO e não só do governo de plantão, proporcionar os meios de financiamentos anuais para a produção, devidamente segurado para a tranqüilidade do banco financiador e do produtor.

    waldirsversutti.spaces.live.com

    waldirsversutti.blogspot.com

    0