Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 18/11/2014 23:00

    Não está fácil se animar quando visitamos nossas lavouras aqui no Paraná. As lavouras plantadas em meados de setembro tem bom stand de plantas, mas o tamanho é reduzido. Sem dúvida as colhedeiras deixarão para trás muitas vagens destas plantas. Esta soja foi plantada cedo para poder antecipar a colheita e plantar a droga do milho safrinha mais cedo. Havia boa umidade para germinação , mas estava frio. Durante o mês de outubro não choveu e fez um calor infernal. Resultado trágico para que esperava colher 60 sacas por hectare no mínimo. Se colhermos 40 sacas será excelente. Junte a tudo isso lavouras sem plantio direto decente, solos compactados pelo uso de máquinas pesadas e uma recomendação errada na quantidade de sementes por metro. Quem é agricultor já desenhou o quadro na cabeça.

    Outras lavouras semeadas logo no ínicio de outubro, depois da chuvarada do final de setembro, estão em boa forma. Bom tamanho, emergência uniforme, com pleno potencial. A medida que o tempo foi passando, a umidade do solo foi diminuindo e ao mesmo tempo os problemas aumentando. Muitas lavouras tem uma tremenda diferença no tamanho de plantas. Algumas germinaram e estão floridas e outras plantas germinaram somente com as chuvas(poucas) do início de novembro e estão com 03 trifólios. Além disso , são plantas mais fracas . O que isso vai virar? Torcemos pelo melhor, mas não é fácil.

    Durante o mês de novembro tivemos umas poucas chuvas no começo do mês. Depois esfriou e secou. Não vemos as chuvas de manga, tão comuns nesta época e responsáveis pelo crescimento da soja.

    As perdas já estão consolidadas. Todo agricultor já sabe disso. A questão é esperar a colheita para dimensionar o tamanho disto.

    0