Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 05/01/2015 23:00

    Sr. Antonio José Magalhães de Mello, lendo a sua mensagem... Eu e minhas leituras...; não na condição de entendido, mas de um especialista em pitacos, penso que a solução passa pela lei do “livre” mercado: Ou seja - Oferta e Procura...

    Vamos analisarmos juntos. A agricultura brasileira está em franca expansão em áreas de solos ácidos, sendo necessário o uso de corretivos, calcário e gesso. O calcário é obtidas em jazidas naturais, sendo descobertas e exploradas cada vez mais perto das áreas de expansão; o gesso é um subproduto do tratamento de rochas fosfatadas para obtenção dos adubos fosfatados solúveis em água. Este produto era um problema para as indústrias tempos atrás, pois não havia pesquisas para o seu uso, era um rejeito industrial. As empresas desenvolveram (junto com Eurípedes Malavolta) técnicas para seu uso agrícola. Ah! Outro “papa” em gesso no Brasil chama-se Godofredo Cesar Vitti – Professor da ESALQ-USP.

    O raciocínio é simples, cada vez mais produtores agregam a tecnologia, aplicação de gesso, sendo que o aumento de adubos fosfatados não segue no mesmo ritmo, aí a lei da OFERTA & PROCURA é que dita as regras.

    Acho que é isto.

    0