Fala Produtor - Mensagem
-
Marcio Genciano dos Santos Ivaiporã - PR 27/04/2015 13:06
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Marcio,infelizmente este é o cenário do milho e da soja..salvo fato novo a tendencia é de lado e em queda...sobre a demanda ela é normal devendo no Brasil até cair devido a redução de produção de aves e suinos que estão com resultados em prejuizo...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
No mês de abril a soja no interior do Paraná teve um recuo de 7,40% de valor (em Reais).. já na Bolsa de Chicago - CBOT, essa baixa foi de 2,32%, enquanto o dólar, uma das variáveis na formação do preço da soja, teve um recuo de 7,90% (dados até a sexta feira dia 24)... levando-se em consideração essa informação, fica claro que o dólar foi o principal formador de preços -- assim como foi o responsável pela queda no mercado físico.
Tem surgido muitos comentários de que a forte demanda pela soja no Brasil foi o responsável pela altas no mercado..., podemos dizer que essa demanda ajudou a manter os preços, mas a alta e baixa nos preços foi provocada pela oscilação cambial..., se levarmos em consideração as exportações de soja até a última segunda feira ( 20), dados da SECEX mostram um recuo de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, a conta que fizemos do mês de abril é pela média diária nas exportações com 20 dias uteis.
Nos meses de maio a dezembro o Brasil terá que exportar um volume médio superior em igual período do ano de 2014 para chegar no volume previsto... e ainda terá que competir com o milho nos Portos..., então um repique de alta nos preços terá que vir de uma nova alta no dólar e de um clima adverso nos EUA.
No relatório trimestral de estoques que o USDA divulga no final de junho poderá ser a última oportunidade de comercialização com preços atrativos para o ano de 2015...