Fala Produtor - Mensagem
-
Guilherme Frederico Lamb Assis - SP 01/05/2015 19:44
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Lideres e autoridades volta e meia começam com essa conversa de questionamentos a politica economica dos EUA. E é para desviar a atenção dos produtores brasileiros dos verdadeiros problemas. Não precisam resolver nada e ainda posam de interlocutores internacionais. O Brasil também tem subsidios na agricultura, essa é a resposta padrão dos EUA ao Brasil. Cortina de fumaça para dar a impressão de que estão fazendo alguma coisa.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Politica agricola!
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Por que esses senhores não dizem exatamente quais são os subsidios "ilicitos" que os EUA praticam e não provam isso com fontes? Com a internet é facil de se levantar isso hoje.
Eua ja estive nos EUA, conheci varias fazendas e seus proprietarios, conheci a sede da Dow Agroscience, a Bolsa de chicago, unidades de insumos agrícolas, enfim...
Lá não se houve falar em política de preço mínimo estatal porque não tem, procurem para ver se acham algo sobre estoque publico de produtos agrícolas no EUA para ver se acham algo.
Isso é coisa de comunismo, tem na China, no Brasil...
Lá o preço minimo é o que a lei de oferta e demanda produz, na Bolsa de Chicago, NY, Kansas... etc...
O que há de efetivo é o seguro agrícola por lá, que praticamente todo privado, sendo que o governo subsidia parte do premio quando o produtor contrata, algo em torno de 30 a 40% é pago a seguradora por meio do USDA, o restante o produtor paga.
O seguro é um seguro real, não essa palhaçada aqui vigente, a seguradore levanta junto ao produtor as medias de produtividade dele nos ultimos 5 anos (existe uma metodologia de eliminar os anos de pico de baixa ou de alta (muito fora da curva)) e com isso determina a media a ser assegurada, sendo que o produtor pode fazer isso separadamente por lotes dentro da mesma propriedade, usando a media de cada um, caso tenha esses dados discriminados. No contrato do seguro se usa o preço base da bolsa de chicago do vencimento dezembro para soja e milho. Com isso esta constituido o valor assegurado ao produtor, soja por exemplo, produtividade media (50 sacas) x preço dezembro em chicago (21,00$ saca) = 1050,00 $ por ha. Por qualquer motivo, climático ou mercadológico, qualquer coisa abaixo dos 1050,00$ por ha o produtor vai receber a diferença que atinja esse valor, sem burocracia, sem demora, sem cálculos e índices mirabolantes como ocorre por aqui.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
É uma vergonha, mas já estou supondo algo aqui. Blairo Maggi, o poderoso chefão da Aprosoja, está no inicio de um processo de abandono ao governo petista. Temos no texto citado o nome de Kátia Abreu, ministra da agricultura, como também o teor das supostas discussões secretas, ali vai escrito que é sobre soja e milho, então é obvio que a Aprosoja está envolvida nisso. Será que com o poderoso chefão desembarcando do governo petista, a Aprosoja, depois de ter apoiado explicitamente Kátia Abreu, e consequentemente Dilma, participará na clandestinidade, nas decisões do ministério e apoiará veladamente o governo Dilma, já que o principal argumento das lideranças das Aprosoja, o aperfeiçoamento da infraestrutura, foi para as cucuias?!!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
...engraçado, não se vê toda essa gana desses senhores com as perdas causadas pelos problemas internos no Brasil... a infraestrutura caótica, o custo elevado de frete, a alta carga tributaria, a falta de livre mercado... isso sim são os reais motivos dos nossos problemas, da nossa falta de competitividade...