Fala Produtor - Mensagem
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Telmo Heinen Formosa - GO 11/06/2015 18:38
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Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Muita coisa pode ser dita em favor de ferrovias, e se o Brasil fosse um País capitalista, já teriamos várias delas espalhadas pelo País, ao invés de promessas feitas por comunistas demagogos. Todas as entidades estão interessadas não em livre comércio, competição, não pois isso acabaria com seus negócios. Por isso é preciso defender o "status quo", o sistema pelo qual se alimentam. Todos, com destaque em alguns aspectos para certas entidades que agarram-se ao poder como carrapatos. Quem não lembra de certa entidade promovendo a "colaboração" de todos em prol do governo para que houvessem melhorias no sistema logistico? Qual o resultado até agora? Concessões com financiamento do BNDS, que irão para os mesmos grupos que até agora assaltam a república. No setor privado ocorre o mesmo que no público, as mudanças são sempre no sentido de fortalecer as instituições que impedem o desenvolvimento e crescimento das pessoas, para que o crescimento e desenvolvimento possivel de ser alcançado não saia de sua próprias mãos, por meio das instituições da república.
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Luiz Alfredo Viganó
Marmeleiro - PR
Um dos exemplos de como as coisas funcionam diferente no Brasil está aqui no Paraná: A Ferroeste, hoje Ferropar, que liga Cascavel a Guarapuava, e depois se destina a Paranaguá, cobra tarifas mais caras por tonelagem que o modal rodoviário, além de levar 3/4 dias pra chegar ao porto. Dá pra entender???
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Gilberto Rodrigues Freitas
Mineiros - GO
Caro Telmo;
Sempre achei que as hidrovias fossem a solução, aí vc diz ser sonho... Pq?
As barcaças desceriam com grãos e subiriam com insumos (adubo por ex.), haveria fluxo sim...
Como funciona esta aí do Rio Paraguai (Cáceres-MT)?
Explica melhor, por favor.
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Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Há mais de meia duzia de anos venho falando e escrevendo, dando entrevistas neste assunto recorrente, o custo da logística brasileira. Uma máxima é inexorável: "A menor distância entre dois pontos é a distância econômica"... Nada a ver com exame de mapas (sempre planos), ferrovias, hidrovias e o escambau. Temos a Serra do Mar para ser transposta onerosamente. Agora tem gente sonhando em transpor a Cordilheira dos Andes com vagões de soja e milho... Aparece cada poeta que é incrível! Muitas vezes já afirmei que o frete ferroviario é viavel para transporte de produtos ponto a ponto ou seja, exemplo farelo de soja ou minerio de ferro. Durante o ano todo o TREM vai e volta com o mesmo objetivo. Transportar grãos sazonalmente é inviável.... mas aqui no Brejil para "justificar" a viabilidade da ferrovia neste caso, o que fizeram? Estabeleceram elevado pedágio nas rodovias, cujo valor chega a superar o custo do combustível dos caminhões. Pasmem!
Está na cara que devemos "industrializar" e transformar em carnes, leite e ovos os grãos lá de longe.
Hidrovia, outro sonho, não fossem as cachoeiras, as corredeiras e a falta de eclusas tem os óbices das ongues ambientais, indigenistas e quilombolas e a falta de Navios Vazios no norte do país. Descarregam no Sudeste e depois seguem carregando água do mar para dentro dos rios amazônicos de água doce, provocando desastres ecológicos etc...