Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 07/09/2015 09:59

    Para limitar a volatilidade da saída de capital de mercados emergentes para ativos em dólar --a causa da preocupação sobre uma futura alta dos juros pelo Federal Reserve-- líderes financeiros do G20 disseram que evitariam qualquer surpresa ou medidas excessivas.

    "Vamos calibrar com cuidado e comunicar claramente as nossas ações, especialmente sobre o pano de fundo de grandes decisões monetárias e de outras políticas, para minimizar os efeitos negativos, suavizar as incertezas e promover a transparência", disseram.

    Essa afirmação acima é verdadeira? Ou será só a fumaça do capeta para encobrir outras intenções? Reparem na mensagem de otimismo e confiança que ela transmite. É como se dissessem: Não se preocupem, tomaremos todas as medidas para que... para que mesmo? No fundo não dizem, as medidas tomadas serão boas para quem? Ora, no meu entender, serão boas para aqueles que tomam as medidas, para a economia dos que tomam as medidas, para o bolso daqueles que tomam as medidas. Por que então aceitamos declarações dessa natureza, apenas baseados na "autoridade" dessas pessoas? Se sequer sabemos suas reais intenções. São fabricadores de crises os pregadores de falsas doutrinas. Se alguém manisfesta seu desacordo quanto à isso é logo taxado de pessimista, de estar contra o progresso, de estar aliado à misteriosas forças com interesses escusos, etc... Assim quebram toda e qualquer resistência que possa haver. E continuam com suas falcatruas, a anunciar amanhãs gloriosos e feitos extraordinários.

    0