Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Francisco ipiranga do norte - MT 15/09/2015 14:06

    Vergonhoso! O bombardeio de criticas (até do canal rural) pra cima dos chamados produtores de "sementes piratas". Ele (o "bombardeio") seria correto se os sementeiros oficiais cumprissem seu papel... como, por exemplo, entregando a variedade comprada, com a germinação minima, e disponibilizar outras variedades do interesse do produtor...

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Carlos Francisco...se os sementeiros fizeram até mudar leis no MT para o produtor não produzir sua semente o que não conseguem fazer!!!!na verdade o que é semente de soja..é igual a sua que voce produz retiradas variedades diferentes que nasceram em meio a lavoura(quando o fazem!!!!) para ter um bom teor de pureza...fora isto só conversa fiada..

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Caro Franscisco, hoje fui até uma reunião em Cascavel para discutir a perda de eficiência dos fungicidas no controle de ferrugem da soja e suas implicações. Quem estava comandando os trabalhos era uma funcionária da FAEP. Começou com um video catástrofe, dizendo que a ferrugem em pouco tempo acabará com as lavouras de soja, quantos bilhões de impostos serão perdidos, milhões de empregos serão extintos, as empresas perderão bilhões de faturamento e o produtor também perderá. O video também anunciava que uma das medidas para conter este problema era usar sementes de qualidade. que eu saiba a ferrugem da soja não é propagada por sementes, mas para por medo na gente é possível que mudem de idéia e digam que sim. Preste atenção agora. O vídeo foi feito pela ABAG, Associação que representa as industrias de insumos e sementeiros incluídos.

      Fiquei com vergonha alheia. Depois veio a pesquisadora da Embrapa mostrar dados de pesquisa que o mundo do sojicultor vai acabar em breve. Que os fungicidas não funcionam mais como deveriam, que a aplicação repetitiva de fungicidas irá acabar com a eficácia dos produtos em no máximo duas safras. Ela elencou várias medidas anti resistência, entre elas o uso correto dos fungicidas, rotação de modos de ação, etc... e lógico, proibir a soja safrinha (que é quando o produtor guarda suas sementes).

      Terminada a explicação da fitopatologista, anunciaram outro video. Que nada, repetiram o mesmo do começo, que era para frisar bem que o mundo vai acabar se não proibirmos a soja safrinha.

      Das medidas anunciadas para conter a resistência, anunciaram uma só: proibir a soja safrinha. Nada de cassar o registro de produtos que não funcionam (e pela pesquisa só tres funcionam), implementar a rotação de modos de ação, aplicar os produtos no ínicio da infestação. Nada. O negócio é criar pânico e proibir a soja safrinha mesmo.

      Se implementassem outras medidas anti resistência, eu até poderia comprar a idéia, mas quando a única medida que anunciam é aquela que vai prejudicar o agricultor e favorecer os sementeiros, aí fica difícil.

      Mas pode ficar tranquilo Fransciso. A lei de cultivares não será alterada. Se vão proibir o plantio de soja depois de 31 de dezembro, nós agricultores já estamos prontos e vamos reservar um pedaço de nossas áreas para plantar na última semana de dezembro. O sementeiro vai cair do cavalo. Eu aposto que daqui a um ano vamos ter novas reuniões para proibir a salva de sementes porque pode inviabilizar a soja na via láctea.Foi a mesma coisa com as ervas resistentes, com a ferrugem em 2002 e com a helicoverpa. O mundo ia acabar pra nós.

      E dá-lhe video da ABAG. Pelo menos eles estão defendendo os associados. será que podemos dizer o mesmo de nossos representantes? A FAEP agora defende o pedágio no Paraná. Mais uma vez , que vergonha do Warter....

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Produtores rurais ...ABRAM O OLHO....Marcelo Luiz Parabéns pelo seu comentário..ele é verdadeiro...tem um tal Vanderlei Guerra no MT..este só no rabo dos produtores...a parte ele não faz só ÔNUS aos produtores...o diretoria técnica da APROSOJA é do MT...parece uma extensão destes poetas que o Marcelo descreve...sou técnico agrícola...e ouço esta ESTORIA desde inicio dos anos 70....engraçado quando vou comprar fungicida vejo princípios desta era...te digo mais quando passo por Campinas..Jundiaí...vejo aplicação de calda bordaleza ou fungicidas a base de cobre..ora deve funcionar...então os POETAS que não tem competência para resolver os problemas vão enchendo linguiça da forma que o Marcelo descreve...ví este fime em suinocultura...a RINITE ATRÓFICA e a Pneumonia enzootica iam acabar com o negocio..ví avicultura...estou vendo em soja...horticultura....ora doutores..os problemas se resolvem..se não plantar os problemas acabam..isto até a cachorinha do Seu Saul sabe...não precisa os poetas falarem...e boa parte deles recebe vitamina para alardear e beneficiar quem vende insumos...abram o olho e não deixem ENGESSAR o agro negócio...

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      O Canal rural e a aprosoja encampam alguns eventos em conjunto...logo uma mão lava a outra..e os jornalistas não conhecem...prestem atenção...tem economista...jornalista...meteorologista que dão recomendações técnicas emitem opinião como sendo profissionais da área...não sei se é por vitamina..ou por querer aparecer pois não conhecem a realidade...e nestes casos..mentiras repetidas viram verdades..

      0