Fala Produtor - Mensagem

  • Luiz Antonio Lorenzoni Campo Novo do Parecis - MT 20/10/2015 09:26

    Retificando os números...

    Recentemente neste espaço escrevi sobre as metas do Brasil na redução das emissões de gás carbônico e uma conta, por alto, de quanto custaria para os bolsos dos agricultores o reflorestamento de 12 milhões de hectares e recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas. Estimei um custo de150 bilhões de reais ou 5,5 mil/há.

    Agora, "sapeando" pela internet, deparei-me com uma matéria publicada no jorna O Globo, onde a ONG Conservação Internacional, em campanha durante o Rock in Rio - 2015, arrecadou doações de inúmeras guitarras de artistas que por lá passaram. Estas guitarras autografadas, foram a leilão, e a arrecadação destinada ao reflorestamento da bacia hidrográfica Guandu. Segundo a matéria (http://oglobo.globo.com/rio/ong-planeja-plantar-6-milhoes-de-mudas-na-bacia-do-guandu-17779520), o leilão arrecadou quase um milhão de reais e segundo um dos diretores da ONG, estes recursos serão suficientes para recuperar (reflorestar) 50 hectares.

    Fiz as contas e cheguei ao número de 20 mil reais o custo da ONG para reflorestar um hectare na bacia do Guandu. Extrapolando este custo, para os agricultores recuperarem os 12 milhões de hectares, gastariam 240 bilhões de reais, ou quase quatro vezes a minha estimativa. Aproveitei e fui visitar a página da ONG: (http://www.conservation.org/global/brasil/Pages/default.aspx).

    Fiquei ma-ra-vi-lha-do, que coisa linda o desprendimento destas pessoas, dos artistas, dos doadores. Tomei uma decisão: não quero mais pleitear uma boquinha no CONAMA, quero fundar uma ONG e reflorestar os 12 milhões de hectares que estes malvados e gananciosos ruralistas destruíram. Espero que os petistas não tenham a mesma ideia, afinal os valores são maiores do que a Petrobras.

    Alguém aí, quer fazer parte desta futura ONG? Lembrando que os fundadores e diretores, sempre bebem água limpa...

    0