Fala Produtor - Mensagem

  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR 29/10/2015 10:42

    Somente no Brasil se proíbe o cultivo de uma planta lícita. Palhaçada... Estas entidades que se dizem representantes de agricultores representam elas mesmas. Que façam uma pesquisa entre os agricultores e vejam o que eles acham sobre isso. Seria o correto. Já ouvi fitopalogista dizer que não existe problema em cultivar soja safrinha, e que se a lógica serve para a soja também serve para outras culturas plantadas fora da época adequada e em sucessão, como feijão,milho e várias hortaliças. O que existe na realidade é um esforço concentrado para tirar mais dinheiro ainda do agricultor, obrigando-o a comprar sementes todas as safras. depois reclamam que tem resíduo de agrotóxico nos alimentos, que não tem mais conservação de solo, que os rios estão assoreados, etc... Povo burro . Agricultor vai tentar sobreviver e vocês da cidade vão pagar o pato. Já repeti aqui inúmeras vezes. Não adianta proibir a soja safrinha para impedir o agricultor de salvar sementes. Vamos plantar no final de dezembro e aplicar fungicida semanalmente. Ainda assim é mais barato do que comprar semente num preço abusivo e sem qualidade.

    0
    • marcos roberto reis são miguel do iguaçu - PR

      No Brasil pode tudo ou quase tudo rouba nosso dinheiro manda dinheiro a fundos perdidos pra outros paises e como e facil criar leis pra benificiar as multinacionais vcs não acham isso estranho a pouco vi a proibição dos 7,5% da monsanto em um relanpago eles reverteram a situação e tem babaca que e a favor faço safrinha de soja a mais de 7 anos e cada vez colhendo mais no ano passado foi a minha sorte ter plantado soja numa parte da area na area de milho perdi 30% da produção por causa de um temporal porque um caminhão demorava 24 horas pra fazer a descarga de milho era uma maravilha todo mundo parado por falta de caminhão maquinas de 700 mil queimando , questinando o gerente da nossa unidade da cooperativa ele disse que a cooperativa não estava preocupada em aumentar o secador ou silo porque eles fazem contrato antecipado e sabem que o agricultor e obrigado a levar pra eles,muito interessante tinha que bota esses fiscais da adapar dentro de um caminhão na fila pra ver quanto tempo eles aguentão sem o ar condicionado vão fiscalizar essas empresas que falsificam produtos porque e so por denuncia que descobrem o que ficam fazendo ? alguem sabe me dize com quem eles estão preocupados porque não proibem o plantio de fumo que mata milhões de pessoas e porque o produtor planta quando muito 1 alqueire ai so 3 saquinhos de milho ai vem dize que estão preocupados com a ferrugem asiatica que coisa isso era uma materia pro jornalista Alexandre Garcia comenta existe ainda uma luz no final do tunel aprovaram em premeira votação a lei que vai permiti anda armado na propriedade .

      0
    • jose eduardo da fonseca sismeiro Goioerê - PR

      Senhores, a decisão da Aprosoja Paraná em avalizar a suspensão da soja safrinha está baseada na recomendação oficial da Embrapa Soja, Fundações e demais autoridades no assunto. Seria interessante que o fitopatologista que você mencionou também entrasse no debate para esclarecer como fazer soja safrinha sem prejudicará a eficiência dos fungicidas que estão no mercado. Sabemos que produto novo para ser registrado não tem. E os novos só apareceram porque a APROSOJA trabalhou forte com os órgão de registro. E vamos deixar bem claro, somos favoráveis a semente salva.

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Existem dois fungicidas novos sendo testados pelo consórcio anti ferrugem. Estão nos boletins emitidos anualmente. Princípios ativos novos, inéditos. Entendo que as entidades seguem a recomendação da pesquisa, mas se fossemos pela pesquisa estaríamos produzindo 120 sacas por alqueire. Pela pesquisa, não existiria milho safrinha. Pela pesquisa, plantaríamos soja de ciclo determinado em meados de novembro. Pela pesquisa, usaríamos V% de 70. A pesquisa sempre esteve atrasada em relação aos agricultores. Se fosse pela pesquisa, não teríamos soja no cerrado e na Bahia.Sempre foi assim, algum doido tenta alguma coisa e ás vezes funciona. A pesquisa disse que não vai dar certo. depois de algum tempo começam a pesquisar e testar o que o doido começou. Sempre foi assim. Se lembram do mato resistente? Da ferrugem? Da helicoverpa? Tudo iria acabar com a soja. Que bom seria se houvesse uma redução de 20% na safra brasileira. Sem dúvidas o lucro seria maior para os agricultores.

      Já disse aqui e repito: se a perda de eficiência dos fungidas se deve ao uso repetido dos mesmos, por que não limitar as aplicações? Aqui produzimos safrinha de soja com 03 aplicações de fungicidas e colhemos 110 sacas por alqueire fácil, em ano chuvoso. Veja lá no cerrado quantas aplicações fazem somente num verão chuvoso. Isso que não dá para entender. Somente tomam medidas que prejudicam os agricultores. Por que não cassam o registro de produtos que , segundo a mesma pesquisa e fundações, não controlam nem 20% da doença? Vamos, sejam valentes com a ANDEF e ABAG. ser valente contra agricultor que não tem representação é moleza.

      0
    • José Renato vizinho - RS

      Engraçado ter produtor aqui que é a favor da proibição dos 7,5% na moega que a Monsanto cobra. Por acaso vocês são a favor da pirataria?? Pratica ilegal vcs sabem? Os 7,5% precisa existir para inibir os pirateiros. Quem acha isso ruim só pode ser pirateiro tb!?,!

      0
    • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

      O agricultor salvar a sua própria semente não é pirataria, ta na lei e 7,5% pra mim é um roubo na cara dura,primeiro q a intacta não segura as spodopteras q estão detonando com a soja e o uso de inseticidas esta sendo o meamo e segundo,a impresa detentora dessa patente nos cobrou 5 anos a mais do q deveria ser cobrado na soja RR e não devolve nosso dinheiro.Na questão da proibição da soja safrinha,pra mim é um erro,por q os 2 fungicidas q estão mais sendo usados

      0
    • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

      O agricultor salvar a sua própria semente não é pirataria, ta na lei e 7,5% pra mim é um roubo na cara dura,primeiro q a intacta não segura as spodopteras q estão detonando com a soja e o uso de inseticidas esta sendo o meamo e segundo,a impresa detentora dessa patente nos cobrou 5 anos a mais do q deveria ser cobrado na soja RR e não devolve nosso dinheiro.Na questão da proibição da soja safrinha,pra mim é um erro,por q os 2 novos fungicidas q estão mais sendo usados "fox e elatus", vão serem usados no milho e no trigo a mesma coisa contra a ferrugem...

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Como chama aquela pratica de tomar dinheiro dos outros ? estelionato ? Quando se cobra algo indevido e não se quer devolver. Devolve meu dinheiro aí.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      fALA SISMEIRO....com a palavra a aprosoja...

      0