Fala Produtor - Mensagem
-
Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 29/10/2015 12:24
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Carlos , não será o "desafio maior"...FALTA DE RENDA !!! Sim porque a "FALTA DE RENDA" no setor é uma constante. Conheço vários produtores rurais que não possuem mais o umbigo, de tanto EMPURRAR COM A BARRIGA SUAS DIVIDAS !!!
-
Carlos Massayuki Sekine
Ubiratã - PR
Sr. Paulo, por aqui não estamos nadando em dinheiro, mas nos últimos anos estamos vivendo com relativa estabilidade. A produção agrícola vem crescendo ano a ano e frustrações sérias já não ocorrem há algum tempo. Boa parte dessa estabilidade se deve à mudança das variedades de soja cultivada nos últimos anos. Essas variedades, além de ter um potencial produtivo alto, permitem uma semeadura antecipada, permitindo a colheita da soja e a semeadura do milho safrinha ou mesmo da soja safrinha em uma época que nos dá segurança. Essa segurança nos permite investir na segunda safra, resultando em colheitas cada vez maiores. A antecipação da colheita da segunda safra, por sua vez, permitiu a semeadura de uma terceira safra ou de uma adubação verde, possibilitando o acúmulo de palhada e de matéria orgânica, coisa difícil de conseguir nos trópicos. Contrariando a expectativa de muitos, a produtividade da soja na primeira safra, mesmo com a antecipação da semeadura, está crescendo ano a ano. Plantar apenas uma safra por ano, nem pensar. Quero manter meu umbigo.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Essa é a faina do produtor rural, a busca permanente de um objetivo e, cuja expressão é a palavra que move o século XXI : "EFICIÊNCIA"... PARABÉNS A TODOS OS "CAÇADORES" DA EFICIÊNCIA !!!
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Respeito a opinião do dr. José Renato Farias como pesquisador, mas gostaria de informá-lo de que se ele fosse pequeno ou médio agricultor no oeste paranaense, ele estaria falido. Temos praticamente 365 dias ao ano de insolação e umidade no solo. Seria uma estupidez fazer uma safra só. Uma soja de alta produtividade não exclui necessariamente uma safrinha de milho ou mesmo o trigo no inverno. Após o milho safrinha também temos tempo para fazer uma adubação verde. O que estamos buscando é a alta produtividade em pelo menos duas safras por ano. Só assim poderemos vencer os desafios de competitividade a que somos expostos todos os dias.