Fala Produtor - Mensagem
-
Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR 03/11/2015 16:50
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Marcelo..pelo que entendi tudo nas COXAS..belo trabalho científico...bem afirmei ter conhecido um monte de ISPICIALISTAS...a maior parte uma lástima e vem se confirmando com seu depoimento..
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Marcelo, vou tentar explicar aqui de forma simples, para os que não são chegados em minudências técnicas. Um teste de eficiência, mede o controle efetivo em determinadas condições. Os fatores determinantes podem ser controlados ou não. No campo, não são. Pois bem, os resultados dos experimentos em rede, coordenados pela Embrapa, podem servir como dados de comparação de um mesmo produto, durante o periodo de tempo em que os experimentos foram realizados, decerto os especialistas não se valem destes resultados, pelo simples motivo de que desmentem suas afirmações. Acontece que nossos representantes não tem capacidade para entender isso, nossos fazedores de leis e seus apoiadores, se valem de qualquer "balela", utilizando a expressão do Dalzir, para impor os maiores absurdos, e o que é pior, fazendo pose de salvadores da pátria, heróis sem os quais o agronegócio não existiria. Alerto a todos que, dados podem ser falsificados, alterados, manipulados, de acordo com a vontade de grupos de interesse. E esse é um dos fortes motivos, para que a pesquisa não fique restrita a empresas Estatais, que sempre sofrem influências politicas e ideológicas e de grandes corporações. Mas vai falar isso para os caras da Aprosoja. Não conseguem nem entender de que se trata.
-
CESAR AUGUSTO SCHMITT
Maringá - PR
Meus amigos: a coisa é bem simples, não precisa complicar o que é simples, senão vamos entrar na velha máxima do funcionalismo publico: Para que simplificar se podemos complicar.
Marcelo, sua propriedade é em Campina da Lagoa. Sabemos das condições climáticas e altitude dessa região. Sugiro que procure assistência técnica da Coamo ou da Cvale. Ambas cooperativas mantém estações experimentais próprias e acompanham junto com Embrapa e fabricantes a eficiência desses produtos, incluindo aplicações comerciais. E, ainda como temos, nessa região, um bom nível tecnológico, converse com seus amigos, troquem idéias sobre técnicas de aplicação, epócas, dados climáticos e etc. Com certeza essas medidas te ajudarão. Agora: ouça os técnicos de sua região.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Duas coisas me chamam a atenção nos experimentos realizados pelo consórcio anti ferrugem para testar a eficiência dos fungicidas. Primeiro é a data de plantio aqui no Paraná. Em Londrina, os experimentos foram plantados em 2014. Os resultados foram publicados em 2015, nos dias 06/12 e 08/12. Em Faxinal foi em 06/12. Em Cascavel foi em 05/11. Conheço este locais e nenhum agricultor cogita em plantar soja tão tarde. Sabe que é dar milho pra porco. A doença de toda a região vai vir se instalar na sua lavoura. Por que não plantam na mesma época que os agricultores plantam? Só estou perguntando... Talvez tenha alguma explicação científica. Outra coisa é que os resultados destes ensaios são as médias de todos os locais que se puderam aproveitar os dados. Alguns locais não tiveram seus dados utilizados. Também acho que se deveria publicar todos os resultados de todos os locais. Seria interessante saber.