Fala Produtor - Mensagem
-
sereno miglioranza mariopolis - PR 03/11/2015 20:26
-
Alexandre Van Ass
Panambi - RS
Sereno, neste caso o que temos é um manejo cultural que auxilia na redução da propagação da fonte de inoculo do fungo. Mas o que me refiro é em pesquisa focada em busca de resistências genéticas. Temos vários casos de sucesso, hoje temos a resistência ao Cancro da Haste da soja, da Podridão Parda da Haste, da Mancha Olho de Rã e várias outras. Vc imagina se tivéssemos que buscar tratamento quimico para todas essas doenças?
Temos um caso recente de tolerância a ferrugem através do melhoramento genético da soja com genes de resistência horizontal, desenvolvida por empresa brasileira. Quanto vale isso? Quanto ao trigo, não é questão de proibir a semeadura, mas fazer o manejo adequado. Fazer monocultura não é o recomendado, assim como referiu o amigo Celso de Almeida Gaudencio.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caro Alexandre...para pra pensar...é recomendado o uso de defensivos!!!!polui o ambiente...causa morte a diversos animais..tem efeito residual...!!!!!
é recomendado envio de dejetos em rios..praias..etc!!! não causa poluição...contaminação!!!!!pois é então tem muita coisa que não é recomendado e que se faz...portanto!!!!!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Sereno..a Embrapa hoje só sobrou os profissionais que não servem a iniciativa privada...logo os puritanos em ideologia e poesia..e aqueles que não pagam e não dão retorno ao que recebem...
-
Alexandre Van Ass
Panambi - RS
Qual será o posicionamento da EMBRAPA neste caso ? A causa em questão é bem semelhante a que se refere à segunda safra de soja. SERÁ PROIBIDO PLANTIO DE TRIGO ?