Fala Produtor - Mensagem
-
Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR 05/11/2015 15:36
-
MARIO SOLIGO
Pato Branco - PR
Muito válida vossa indignação Luiz Alfredo, por sorte temos boas opções em outras marcas, que entregam uma genética muito melhor e sem esse problema.
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Concordo com o Sr. MÁRIO SOLIGO. Em se evitando o plantio desses materiais(da Monsanto), em pouco tempo ela(Monsanto) vai disponibilizar materiais PRO sem a tecnologia RR. O mercado vai se ajustando, pois têm interesse em continuar vendendo...
-
MARIO SOLIGO
Pato Branco - PR
A Monsanto enfia goela abaixo do produtor os eventos de resistência à lagarta (VTpro) e a tolerância ao glifosato, nos seus materiais VTpro2, sem direito de escolha. Ou seja, se o agricultor quiser ter a tecnologia VTpro, talvez a mais eficiente das BTs hoje, ele tem de plantar material com o gen RR no milho. Isso, além de elevar o valor das sementes, impede o manejo adequado de herbicidas que a rotação de culturas preconiza, levando a aplicações seguidas de glifosato, sem falar nas plantas guaxas e no problema da "ponte verde" citado na matéria. A associação VTpro+RR milho tira o direito de escolha do produtor, aumenta o custo do plantio e prejudica o manejo de quem quer fazer uma agricultura mais racional e sustentável (vou usar uma palavra da moda dos ecologistas, hehehe), beneficiando somente a lucratividade da multinacional.