Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 16/11/2015 06:09

    Mais de R$ 100 bilhões foi o valor que o banco central brasileiro perdeu com o câmbio, dinheiro do tesouro nacional. Talvez umas cinquenta pessoas ou instituições ficaram com a maior parte desse dinheiro. Com as commodities é diferente, pois o "valor" é repassado ao "mercado", diria, aos consumidores... Desvalorização cambial é sinônimo de desvalorização salarial. O contrário acontece quando se valoriza o câmbio. Com estabilidade cambial, quando há um aumento de preços, ocorre na verdade um aumento do valor. Com desvalorização cambial, o aumento nos preços, é uma diminuição do valor da mercadoria. O paradoxo aparente é devido às pessoas, no mercado interno, não possuirem dinheiro para comprar os produtos, devido à diminuição do valor de sua renda. O consumo não cai por que as mercadorias ficaram valorizadas, mas por que o valor da renda diminui... Nos EUA, os preços em bolsa estão caindo porque o dólar está sendo valorizado, e há uma expectativa de uma maior valorização depois da subida dos juros por lá. O que nossos analistas não entendem é que os custos de produção caem quando a moeda é valorizada..., e isso torna os produtores mais competitivos e não menos... Exatamente o contrário do que a elite representativa dos produtores prega por aqui.... É assim, sempre de olho nas tetas governamentais.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      COM DESVALORIZAÇAO CAMBIAL, O AUMENTO NOS PREÇOS, E' UMA DIMINUIÇAO DO VALOR DA MERCADORIA----- Nao consegui entender essa frase--Se o preço e' 10 dolares e acontecer uma desvalorizaçao cambial os preços em reais aumenta , nao obstante esse aumento nao seja real, nao podemos dizer que em termos absolutos o valor esteja diminuindo--

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Por que você misturou preço com valor. Como exemplo pense no que acontece hoje, com a valorização do dólar, e consequente desvalorização do real, o preço no Brasil, da soja, do café , do milho, aumentam, mas o valor diminui. Exportamos uma quantidade maior de produto por um valor menor. E isso ocorre mesmo que os preços internos continuem subindo.

      0
    • Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG

      Concordo com o Rodrigo. Um país pra ser forte, precisa de uma moeda forte, uma moeda valorizada. Claro que tudo tem um limite, mas no nosso caso, o grande problema de uma moeda forte é o Custo Brasil, que sobe muito e nos torna novamente sem competição com os outros mercados. Solução: só tem uma: diminuir o Estado. O Brasil caminha a passos largos para o outro lado, inflando o Estado cada vez mais.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Bertoldo, tenho minhas duvidas ---O Euro e o Yen sao moedas fortes , o Japon e' um pais forte com moeda forte, mas a Grecia, Portugal, Irlanda sao paises FRACOS com moeda forte. O conceito nao me parece matematico e verdadeiro .

      0
    • Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG

      Carlos, o que torna os países FRACOS com moeda forte é exatamente o ESTADO FORTE. Eu defendo Estado Mínimo e mercado livre. Isso gera desenvolvimento em um país. A consequência disso, vai ser uma moeda forte e alto poder de compra de sua população. Grécia e Portugal seguem a mesma linha de pensamento do governo brasileiro, o resultado você viu. Já pensou o Brasil com Estado Mínimo, com uma moeda forte e 38% a mais de renda?

      0